banner desktop banner mobile

Como Organizar sua Semana de Estudos para entrar na Residência Médica

Como Organizar sua Semana de Estudos para entrar na Residência Médica

Entrar na residência médica é um dos momentos mais complicados para formação de um médico especialista por exigir um grande preparo por parte de todos os candidatos.

Esse preparo pode ser feito com o auxílio do planejamento e foco nos estudos, para que assim consiga entender todos os ensinamentos que foram compartilhados ao longo dos cursos médicos.

Para entrar na residência médica é necessário organizar os seus estudos.

Se o seu objetivo é entrar na residência médica, é fundamental definir um plano de estudos que pode lhe auxiliar obter mais conhecimento e estar preparado para responder as questões da prova de maneira correta.

O quanto antes você começar a estudar para a prova, melhor, até porque a prova de residência médica pode ter diferentes tipos de questões pelo fato de considerar todo o conteúdo que foi ensinado durante seu curso médico.

O ideal seria começar a se preparar para entrar na residência médica com o máximo de antecedência e se possível até dois anos antes de se inscrever.

É claro que isso não é uma regra pois existem pessoas que só conseguiram se dedicar a partir do sexto ano ou depois de concluir o curso médico.

Ou seja, não importa quando começa a estudar, mas sim como se dedica e o quanto pretende estudar. Montar planos de estudos é o mais ideal para esse caso.


Criando um Plano de Estudos para entrar na Residência Médica

Alguns candidatos procuram se inscrever nos cursos de preparação para as provas de residência médica, o que pode ser uma opção relevante e que te auxilia a entender alguns assuntos mais complicados.

Mas claro, isso não é algo obrigatório, por isso que existem pessoas que buscam estudar sozinho e focar em um plano de estudos para o concurso de residência médica.

Os planos devem ser feitos com calma e pensando no conteúdo do seu curso.

Alguns especialistas afirmam que a pessoa deve separar os sete dias da sua semana por tarefas.

Nos primeiros quatro é preciso estudar um total de 15 páginas e se propor a realizar 15 exercícios para que consiga fixar a matéria que estudou.

Além disso é aconselhado separar cerca de dois dias para que faça resumos das aulas ou até mesmo de livros podendo revisar os antigos.

Isso faz grande diferença na preparação para prova de residência médica.

Em um dos dias da semana você pode se dedicar a realização de provas que são antigas e foram aplicadas no concurso de residência médica passado.

É uma maneira de medir o seu preparo para prova. A ideia é que o sétimo dia da semana seja mais “leve” para que consiga descansar a sua mente.

Afinal, uma mente cansada não ajuda no aprendizado de matérias que podem cair na prova de residência médica.

É a rotina que você necessita ser priorizar.

Sobre o sétimo dia e a realização de provas antigas do concurso, ocorre que a pessoa deve ter como objetivo obter mais de 70 % de acertos em todas as questões, para que assim possa fazer uma “avaliação” sobre o seu preparo e onde precisa focar para que faça uma boa prova de residência médica.

O plano de estudos pode variar de acordo com a sua prioridade, mas entenda que essa divisão pode ser mais saudável e rende mais aprendizado a todos.

Se encontrar dificuldades nos estudos para concurso de residência médica não excite em procurar ajudar profissional. Existem vários cursos com foco voltado as provas de residência médica podendo ajudar significada mente.

entrar na Residência Médica

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL