Por que você não consegue estudar para Provas?

Por que você não consegue estudar para Provas?

Muitas pessoas todos os anos decidem seguir a carreira pública, seja pela estabilidade, financeira ou pelo prosseguimento da carreira dos pais, enfim, para diversos objetivos, mas para que isso aconteça, é necessário que essas pessoas passem por um processo seletivo baseado em provas objetivas. Neste momento decisões importantes precisam ser tomadas como por exemplo: qual carreira seguir, qual vaga prestar, como vou organizar meu tempo de estudos para as provas, e o principal, como vou conseguir estudar com tão pouco tempo.

Bom, com todas essas preocupações hoje nós vamos falar com você sobre o porquê você não consegue estudar para essas provas. Listamos alguns aspectos principais para que você identifique os sabotadores, ou seja, as atitudes ruins que inibem o seu desenvolvimento e o aumento de sua performance nos estudos.

 

» Falta de Disciplina

Em qualquer etapa das nossas vidas nós precisamos ter disciplina, quando criança tínhamos que cumprir as nossas atividades escolares obrigatoriedade com horários e responsabilidades com a entrega nas datas corretas e ouvíamos nossas mães falarem sobre a tal da disciplina. Hoje nada mudou, a disciplina rege o nosso dia-a-dia, ela caminha lado-a-lado com as regras e responsabilidades. Portanto ter disciplina é aumentar aproximadamente 50% de sua performance nos estudos.

 

» Falta de Organização do Tempo

Com tantos afazeres e atividades, chega a um momento que você não pode nem ouvir falar mais sobre tempo. A única coisa que você fala é da falta dele. De fato, o tempo é um só, você não pode inventar mais horas disponíveis, mas, você pode otimizar as horas existentes. Fazendo isso você cria mais tempo para os estudos. Mas não basta apenas ter o tempo. É preciso que você o organize da forma correta, encaixando cada atividade no seu espaço e sendo disciplinado para começar a terminar na hora marcada.

 

Aprenda a como não perder o foco nos estudos e ficar totalmente preparado para as provas de residência!

 

» Falta de Motivação

Se pensarmos no conceito da Motivação que é o impulso interno que nos leva à ação (a palavra sugere exatamente isso: motivo + ação), não precisamos mais nos preocupar com isso. Veja bem, qual o seu objetivo? Nós já falamos sobre a disciplina e a otimização do tempo que você deve ter para chegar até ele. A motivação é o combustível que vai fazer você chegar até lá. É bem simples, se analisarmos a definição da palavra e inseri-la no contexto do seu problema, você perceberá aonde está errando. Como exemplo damos o seguinte cenário: Problema: Não consigo estudar para a prova do concurso X. Causas: Penso que devo estudar muito para conseguir. Motivação: Atingir o objetivo e me tornar um servidor público. Você nunca deve ignorar o problema, e não deve pensar nas Causas. Tenha sempre em sua mente o objetivo final as causas serão superadas com o trabalho, você não precisa pensar nelas. Viu? É bem simples ficar sempre motivado. Não esqueça dos problemas, ignore as causas, pense sempre no objetivo, quando perceber você já chegou lá.

 

» Falta de Organização nos Estudos

A pouco nós conversamos sobre a otimização do tempo e que não basta apenas ter o tempo, é preciso organiza-lo. Bem chegou esse momento. Nos últimos anos cada pessoa do mundo começou a acumular muitas atividades e várias ao mesmo tempo e isso acabou com a organização de tudo. Para algumas pessoas é normal conseguir administrar várias atividades ao mesmo tempo, mas quando falamos sobre estudos isso de fato não funciona. Coloque seus estudos em ordem, defina um tempo especifico para cada atividade de estudos.

 

» A Falta de Conhecimento dos Motivadores

Muito se fala sobre, sabotadores e motivadores, todos nós temos muito mais facilidade de identificar os sabotadores do que os motivadores. Foque sempre nos Motivadores, são eles que farão você seguir em frente e se sentir motivado para atingir seus objetivos.

 

Espero ter ajudado você a conseguir se identificar com alguns desses aspectos e proceder com as mudanças para melhorar sua performance nas Próximas Provas.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL