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Saiba como a culpa pode atrapalhar seus estudos para Residência

Saiba como a culpa pode atrapalhar seus estudos para Residência

Sentir culpa nos estudos para residência médica pode prejudicar o seu desenvolvimento e a conquista de seus objetivos de carreira.

Comumente, o sentimento de culpa surge quando alguém se arrepende por alguma atitude que tomou ou quando não aceita os seus defeitos, erros, fraquezas e até mesmo a sua insignificância na condição de ser humano.

Quando o assunto são os estudos, muitas vezes, ele surge quando não se consegue cumprir um planejamento, quando surge algum imprevisto e você não consegue estudar ou até, quando concentra as suas energias apenas nas apostilas atrasadas, e não consegue avançar nos estudos.

Se você quer saber como lidar com o sentimento de culpa nos estudos para Residência Médica? Fique conosco neste artigo!



O que é culpa?

Todo mundo já se sentiu culpado por alguma coisa.

Normalmente, este sentimento surge quando você se compromete em fazer algo e não consegue ou até sabe o caminho certo de fazer alguma coisa e por algum motivo, segue pelo lado contrário.

Há uma pesquisa bem interessante de um estudioso chamado Lewis (1971) que diz que o sentimento de culpa é quando:

Nos julgamos negativamente ao acreditarmos que não conseguimos viver de acordo com os nossos próprios padrões ou padrões impostos pela sociedade“.

Sabe quando a gente passa por uma situação e, ao nos arrependermos por qualquer motivo, queremos sair correndo porque estamos envergonhados?

Ou até, em vez de vir o sentimento de vergonha, você sente aquela sensação de raiva de si mesmo e/ou da situação, junto com pensamentos do tipo: “Por que eu fiz isso?”.  

Assim como as diferentes emoções que sentimos, a culpa tem uma função adaptativa, ou seja, ela é própria da natureza humana. Há uma região no nosso cérebro chamada Sistema Límbico que é responsável por todos os nossos julgamentos morais e também pela sensação de culpa e vergonha.

É quando sentimos aquele misto de preocupação e remorso que faz com que repensemos sobre as nossas atitudes depois que elas foram tomadas.

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Considerando-se seres humanos com um desenvolvimento psicológico saudável, estudos revelam que é natural que tenhamos esses sentimentos, muitas vezes seguidos por remorso, raiva e vergonha, pois eles nos direcionam para a nossa própria evolução pessoal.

E também é importante que eles permaneçam em nós pelo tempo que for necessário para que possam nos servir como um aprendizado.

A pesquisadora Brené Brown (2012) descreve que a culpa é considerada saudável quando nos move em direção a pensamentos e comportamentos positivos.

Com ela, podemos criar novas alternativas e saídas para sair daquela situação desconfortável que já aconteceu – e na grande maioria das vezes, não temos controle pois está no passado.

Isso vale para aquele conteúdo que você não conseguiu estudar, aquela apostila que está atrasada ou até aquela prova que você não foi bem, pois não conseguiu se preparar.

Este tipo de reflexão saudável nos prepara para novas rotas e evitamos que tomemos as mesmas atitudes que tragam novamente o sentimento de culpa. É a sensação de “lições aprendidas” e “vida que segue”.

Por outro lado, a culpa torna-se preocupante quando pensamentos e comportamentos são direcionados de uma maneira que parece não se chegar a lugar nenhum, a não ser à “autodestruição“.

Ao cometer um erro, ao invés de pensar “Me desculpe, eu cometi um erro”, a culpa tóxica nos leva a dizer “Me desculpe, eu sou um erro” (Brown, 2012). É aí que o alerta vermelho aparece!


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Quando sentir culpa se torna preocupante?

A culpa só se torna preocupante quando te traz a sensação de que está paralisado. É como se você não conseguisse mudar o pensamento e mudar a atitude. É quando você já está com o conteúdo atrasado para as provas de Residência, mas não consegue mudar o cenário e as apostilas só aumentam!

Pensamentos do tipo: “Eu nunca vou conseguir estudar isso” ou “Eu não vou dar conta de cumprir com meu planejamento” são alguns exemplos de autodepreciação que, se fixados apenas neles, não trarão nenhum tipo de reflexão ou benefício para uma evolução rumo as provas de Residência Médica.

É claro que, em maior ou menor grau, em algum momento de nossas vidas, nós já nos sentimos culpados dessa maneira. A questão é nos policiarmos para não ficar em um ciclo que nos deixa estáticos e ainda gera muita angústia e ansiedade.


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O que os estudos dizem sobre isso culpa nos estudos para Residência?

Há alguns estudos que investigam os motivos que levam algumas pessoas a não conseguirem enxergar uma “luz no fim do túnel” para sair dessa “sensação paralisante”.Um dos possíveis fatores é o grande medo de se sentir vulnerável. A vulnerabilidade aumenta ainda mais a chance da sensação incômoda de vergonha surgir.

É por isso que ficar continuamente remoendo uma situação que já passou é uma forma do ser humano proteger-se de mais uma vez experimentar essa mesma sensação.  

Lewis (1971) comenta que os indivíduos que continuamente remoem o passado possuem medo do descontrole. Seguem a ideia do “não posso jamais errar” como um imperativo de vida – às vezes de forma inconsciente.

É como se a sensação de “estar vulnerável” trouxesse um enorme vazio e para isso, cria-se a ilusão de alcançar expectativas impossíveis – imaginárias ou irreais.

Uma delas, por exemplo, é a constante busca de alcançar o ideal de “perfeição” e, para isso, precisa estar “sempre certo”.

Porém, para essas pessoas o diálogo autocrítico é tão forte que para escapar da culpa, buscam encontrar uma justificativa do erro em qualquer lugar (seja no outro ou na situação em si), mas jamais poderão admitir para si mesmo que errou.

Em alguns casos, essa forma de se autodepreciar pode ser tão forte que pode até mesmo causar uma auto agressão.

A raiva sobre si, por exemplo, pode levar uma pessoa a ingerir grandes quantidades de álcool ou drogas como uma forma de amenizar a sensação de vulnerabilidade e falta de controle sobre a vida.

Outros ainda podem desenvolver doenças emocionais tais como a depressão. Nesses casos, as pessoas que apresentam essa culpa, continuamente pensam “Eu sou um fracasso” e não “Eu errei dessa vez, mas vou me policiar para que nas próximas eu não cometa o mesmo erro”.

Esse tipo de mentalidade voltada para um perfeccionismo prejudicial está altamente ligada a uma dor interior. Elas sofrem e isso é um fato.

Exemplo disso é se programar para estudar determinado conteúdo, não conseguir e se culpar por isso. Se sentir fracassado e algumas vezes até não recuperar a motivação para retomar os estudos. Há pessoas, que quando veem que estão com apostilas atrasadas, simplesmente desistem de prestar as provas por não se sentirem capazes.

Sabemos que todos nós já experimentamos uma situação que sofremos por nos arrepender de algo que fizemos ou deixamos de fazer.

A diferença entre cada um de nós está na forma como lidamos com esse sentimento. E essa forma de lidar é aprendida e construída ao longo da nossa vida: desde a nossa infância até os dias de hoje.

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Como vencer o sentimento de culpa nos estudos para Residência?

Comece elevando a sua energia e alimentando a sua mente com pensamentos positivos. Há muitas pesquisas que comprovam que pensamentos se tornam hábitos.

Temos a competência de mudarmos os nossos pensamentos e, em consequência, os nossos hábitos.

O nosso cérebro tem uma grande capacidade de “flexibilidade ou plasticidade”, ou seja, quanto mais nos engajarmos em novos pensamentos e comportamentos, maior a força de criar novas conexões no cérebro.

Como resultado, maior a probabilidade de mudarmos os nossos pensamentos e isso influenciará na forma como nos enxergamos o mundo e agimos diante dos problemas.  

Romper com o ciclo da culpa preocupante e que nos paralisa requer a vontade de estar aberto para um exercício constante de autorreflexão e uma certa dose de otimismo.

Começar a mudar os seus próprios pensamentos e comportamentos diante de situações de culpa contribui para o desenvolvimento, portanto, da inteligência emocional.

A superação desse ciclo, além de promover uma melhor autoestima e capacidade de expressão, aumenta a nossa capacidade de empatia com o outro e consigo mesmo.

Assim, reduz a vulnerabilidade, a raiva e em última análise nos ajuda a viver uma vida mais satisfatória.


7 dicas para saber como lidar com o sentimento de culpa nos estudos para Residência

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1) Observe os seus pensamentos e como você reage a eles

Antes de começar, é preciso entender o que acontece. Quando a culpa vier à tona, pare e observe: como você reage a esse sentimento? Quais pensamentos vêm à sua mente? Quais situações que despertam esse sentimento de culpa?

Antes de começar a pensar em alternativas, desenvolva a capacidade de observar de forma atenta como esse sentimento desagradável aparece.

Com o tempo, esse exercício vai te ajudar a conhecer e estudar os conflitos emocionais, quando você não conseguir cumprir um planejamento de estudos por exemplo, ajudando a investigar o porquê de você se sentir dessa maneira.

2) Compreenda que você é um ser imperfeito

Para começar a lidar com este sentimento, é necessário, antes de tudo, identificar e assumir o sentimento de grandeza e entender que a vida não está completamente sob nosso controle: não há problema nenhum em errar.

Não vai dar pra sempre você cumprir com o que planejou, ou estudar a quantidade de horas que se programou, se estiver muito cansado, por exemplo.

É preciso compreender que nós somos seres imperfeitos. Os erros acontecem inevitavelmente e, a nós, cabe somente entender o porquê de termos errado e procurar mudar para que não aconteça novamente.

3) Procure conhecer a origem do sentimento

Como uma forma de autoconhecimento, é importante conhecer a origem do sentimento de culpa. Se pergunte: Por que eu não consegui estudar o conteúdo planejado? Tinha como evitar?

Isso pode lhe ajudar a conhecer e estudar os conflitos emocionais gerados pelo sentimento de culpa e começar a investigar o porquê de você se sentir dessa maneira em dadas situações.

4) Entenda a diferença entre responsabilidade e culpa

É necessário também entender a diferença entre responsabilidade e culpa, pois ambos são muito diferentes e, assim, possuem consequências distintas.

Responsabilidade é reconhecer que você é o responsável pelos seus atos, enquanto culpa é o sentimento que provém do fato de alguém querer que as coisas aconteçam sempre como ele quer.

5) Desenvolva maior compaixão consigo mesmo

Reconheça que, como todos os humanos, você tem falhas e fraquezas. Naturalmente, você comete erros e sofre com eles. Pense que você não está sozinho.

Todos nós sentimos o mesmo. Desenvolver a compaixão como um antídoto para a culpa requer paciência e compromisso.

6) Escreva uma nova história

Se perdoe e siga em frente! Não desista! Tem uma vaga na Residência Médica esperando por você para ser preenchida!

Entenda que não deu naquele momento, mas pode dar se você se dedicar e persistir!

Aprenda com a situação e siga em frente rumo a conquista da sua vaga!

7) Procure a ajuda de um profissional especializado

Em alguns casos, é muito difícil conseguir enxergar e sair do ciclo paralisante da culpa nos estudos para Residência.
Enxergar novas saídas às vezes pode parecer impossível.
É por isso, que aqui no Medcoach a gente tem um time de treinadores psicólogos, especialistas em treinos para as provas médicas que podem te ajudar a ter inteligência emocional e seguir, confiante e seguro, em busca da conquista dos seus objetivos de carreira!

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Isso mesmo, há mais de 7 anos, o Medcoach ajuda médicos e estudantes de medicina a terem autoconfiança, segurança para enfrentar os desafios de sua trajetória, como terem seus objetivos de claros de sucesso!

Aqui são aplicadas técnicas que tem base em estudos na Psicologia e Neurociência que preparam médicos e estudantes de medicina para uma trajetória leve, sem estresse e com qualidade de vida!

Com uma metodologia inovadora e treinadores psicólogos, você aprende técnicas de estudos, inteligência emocional e tantas outras habilidades e comportamentos que vão te dar ajudar não só nas provas de residência, como na vida.

Com certeza o sentimento da culpa nos estudos para Residência não será algo que te impedirá de crescer profissionalmente e chegar onde tanto almeja.

Dessa forma, é importante ressaltarmos que o foco dos nossos programas não é fornecer o conteúdo, mas sim te ajudar a organizar o conteúdo que você já tem e te ajudar a ter sucesso na carreira, sem que o medo de ser aprovado na residência te impeça de evoluir.


Conclusão

É comum termos medo dos desafios ou julgarmos que não estamos prontos para realizarmos os nossos sonhos, porém se você se preparar e tiver segurança do que quer, a jornada, portanto, pode ser mais tranquila.

Dessa forma, você não precisa ter medo de ser aprovado na residência. Você precisa se dedicar para ser merecedor de suas conquistas e sim, o Medcoach pode te ajudar nisso!

O nosso objetivo é, portanto, ajudar você a realizar o seu sonho de conquistar uma vaga na residência médica, e vamos fazer isso, como aconteceu com a Jayse:

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Confira, então, nossos outros programas de preparação para residência médica, clicando aqui!

Contudo, se quiser saber mais sobre nossos programas, assim como tirar alguma dúvida, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas.

Eles estão prontos para te ajudar em qualquer dúvida que tiver, clique aqui e fale com eles.

Por fim, um forte abraço, e até a próxima.

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