banner desktop banner mobile

Calendário para residência médica 2018. Confira!

Calendário para residência médica 2018. Confira!

O ano de 2017 já está no segundo semestre e, com ele, portanto, começam a surgir os editais para o calendário para residência médica no ano de 2018.

No entanto, vários hospitais e universidades já publicaram seus editais oficiais contendo, então, as vagas, pré-requisitos e as datas das avaliações, enquanto outras mais concorridas, como a USP, já anunciaram o período de publicação de seu calendário para residência médica. 

Assim, a grande maioria dos hospitais ainda não publicou, porém, essa lista está de calendário para residência médica, cada vez mais atualizada a cada semana com calendário para residência médica.

Certamente, se você está se planejando para iniciar uma residência médica no próximo ano, já está no momento de começar os preparativos finais, escolhendo quais serão os programas prioritários.

Dicas sobre a residência médica

Salvo, preparamos, então, abaixo algumas dicas para você se preparar melhor para os concursos, informações sobre as residências mais concorridas do Brasil.

Confira também o calendário para a residência médica das instituições que já publicaram seus editais e, conforme os novos hospitais disponibilizarem vagas para 2018, atualizaremos aqui para vocês.

Nesse artigo você vai saber mais sobre:

Os principais desafios ao estudar para um concurso de residência médica

Quais são as Residências Médicas mais concorridas do país?

Calendário dos Concursos de Residência Médica 2018

Próximos Calendários


OS PRINCIPAIS DESAFIOS AO ESTUDAR PARA UM CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA


calendário para residência médica

Estudar para um concurso de residência médica é um desafio por requerer do candidato habilidades bastante específicas, completamente diferente da experiência anterior com vestibulares.

▷ Pressão Social 

No entanto, o costume é de que os estudantes terminem o curso geral e então, já ingressem na residência, após verificarem o calendário para a residência médica.

Por isso, além da expectativa, do desejo e da pressão natural da própria concorrência, existe também uma espécie de pressão social e cultural que pode ser muito forte, para que o estudante entre de cara na especialização.

Acalme-se antes de olhar o calendário para residência médica

Todavia, não é porque todos dizem que você precisa fazer isso.

Antes de tudo, liberte-se da sensação de que você seria um fracassado, de que teria falhado ou de que estaria “perdendo tempo” caso não passe.

Por isso, acredite, quando você descobrir que não precisa necessariamente entrar de cara na residência todo o processo, consequentemente, ficará menos pesado e as coisas fluirão mais rapidamente.

A saber, antes de começar a olhar o calendário para residência médica, se for preciso, procure ajuda profissional, nesse momento, um acompanhamento psicológico pode fazer toda a diferença.

▷ Preparo Intelectual

Antes de mais nada, a prova de residência médica é uma avaliação de extrema cobrança, uma vez que, além de conter todo o trajeto dos últimos seis anos de curso, requer, portanto, uma especificidade própria, específica para a residência que o estudante pretende fazer.

Naquele momento, ele já deve ser capaz de resolver uma série de questões médicas, responder por si e, ao mesmo tempo, antes de mais nada, concorrer para estudar a prática, que é algo totalmente novo e essa combinação pode ser apavorante.

Fique atento ao calendário para residência médica!

Então, para esse momento, os melhores conselhos não são os de afundar-se em livros e mais livros de conteúdos gerais de medicina.

Afinal, você não estará mais buscando assuntos desconhecidos ou que não sejam de seu interesse, ao contrário.

Ao propósito, vale muito mais a pena, nessa preparação, antes de olhar o calendário para residência médica, investir nas próprias anotações, buscar os relatórios, estudos próprios e anotações em cadernos.

Afinal, assim, você poderá compreender a própria trajetória no curso com muito mais sentido e fluidez, assumindo um papel próprio e, ao mesmo tempo, profissional.

Assim sendo, como médico, não caia no frenesi dos estudos e lembre-se de cuidar de sua saúde.

É, portanto, importante se organizar e ter certeza do que quer, antes de começar a se apavorar com o calendário para residência médica.

De fato, sim, é preciso se dar momentos de descanso nesse período, que é crucial.

Dessa forma, há muita pressão para a passagem à residência e, muitas vezes, a sobrecarga pode atrapalhar qualquer ação sua.

Então, durma bem e respeite sempre os seus limites.

Do mesmo modo, fazendo cada coisa ao seu tempo, não só você entrará em uma boa residência como conseguirá aproveitá-la muito melhor.

QUAIS SÃO AS RESIDÊNCIAS MÉDICAS MAIS CONCORRIDAS DO PAÍS?


calendário para residência médica

USP

Uma vez que, a Universidade que contém a Faculdade de Medicina mais concorrida do Brasil possui também um dos maiores e mais completos centros de ensino e pesquisa para residência médica do País, que abriga centenas de estudantes todos os anos em mais de 50 especialidades médicas diferentes – sem contar as residências multiprofissionais.

Para tanto, o Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, já está no calendário para residência médica, é realmente uma referência nacional e internacional em ensino, pesquisa, infraestrutura e pioneirismo, oferecendo excelência a todos os médicos residentes.

Para finalizar

Por isso, para ser selecionado no concurso de residência médica da USP é preciso mais do que cumprir os pré-requisitos, mas possuir muito preparo a fim de estar a frente dos inúmeros concorrentes e provar que realmente é capaz de fazer a diferença em uma profissão tão exigente.

O edital de seleção, no calendário para residência médica, para o concurso de residência em medicina da USP será disponibilizado no próprio site da faculdade de medicina no mês de setembro deste ano, por isso, prepare-se físico, emocional e intelectualmente; mantenha-se informado.

▷ SP – USP Ribeirão Preto

Em princípio, para fazer a residência no Hospital da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, o estudante de medicina deverá ter cumprido uma série de pré-requisitos até o final do programa.

Caso não cumpra todas as exigências, não poderá se matricular para a seleção de residência no ano de 2018, isto é, aproveite enquanto ainda há tempo.

Nesse hiato, ele já está no calendário para residência médica, veja: http://www.hcrp.usp.br/sitehc/home.aspx?ref=3

Hospital do Servidor Público Municipal

No calendário para residência médica, localizado na Vila Mariana, o Hospital do Servidor Público Municipal, no entanto, é um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo, em uma ampla estrutura que acomoda diversas especialidades em residência médica.

Sendo assim, um dos mais procurados principalmente para residentes em clínica médica, mas também em dermatologia, pediatria, obstetrícia e ginecologia, cirurgia geral, cirurgia de mão e otorrinolaringologia.

▷ HC Porto Alegre

O Hospital das Clínicas de Porto Alegre, também já com no calendário para residência médica, é uma empresa conveniada com a Universidade federal do Rio Grande do Sul, atuante desde a década de 70 na região.

Nesse interím, com mais de 500 médicos residentes, atualmente é um dos maiores hospitais universitários do Brasil, dispondo também de um dos concursos de residências mais concorridos do país, especialmente na área de Psiquiatria.

No entanto, a principal missão do HCPA é o de oferecer, além de total suporte e infraestrutura para ensino e pesquisas científicas à UFRS, serviços assistenciais de qualidade à população gaúcha.

Por certo, para mais informações sobre a residência médica no HCPA, acesse: https://www.hcpa.edu.br/ensino-residencia-medica-subm

▷ SP – Hospital Israelita Albert Einstein

Sem dúvida, um dos hospitais mais respeitados em São Paulo, que já divulgou o calendário para residência médica, e reconhecidos em toda a América Latina no quesito infraestrutura, tecnologia e qualidade de ensino e pesquisa na área médica, o Hospital israelita Albert Einstein dispõe, então, de vagas em diversas especialidades para residência médica e já compõe o calendário para residência médica. 

Sob o mesmo ponto de vista, o edital para 2018 ainda não está disponível e pode sair a qualquer momento, informe-se em https://www.einstein.br

CALENDÁRIO DOS CONCURSOS DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2018


calendário para residência médica

  • 05 de novembro
▷ RS – UFES

Primordialmente, a seleção para a residência médica na UFES oferecerá mais de 80 vagas em diversas especialidades e terá duas fases.

O período de inscrições, portanto, será entre os dias 21 de agosto a 13 de setembro deste ano, no valor de R$400,00.

Acesse, então, o edital para saber mais informações no site: https://www.residenciamedica.com.br/

RJ – Hospital Naval Marcílio Dias

Assim, o Hospital Naval Marcílio Dias está com inscrições abertas para o concurso de residência médica, oferecendo vagas em 25 especialidades, sendo que algumas possuem pré-requisitos a serem observados no edital, no calendário para residência médica.

No entanto, o período de inscrições é de 19 de julho a 16 de agosto de 2017, no valor de R$110,00.

Acesse o edital no link: http://www.residenciamedica.com.br/wp-content/uploads/2017/07/EDITAL-HNMD-2018.pdf


  • 17 de novembro
Go – Fundação Banco de Olhos de Goiás

Decerto, as inscrições para o programa de residência médica na Fundação Banco de Olhos de Goiás está disponível no site http://www.unisisp.com.br/, nos períodos de 01 de agosto a 31 de outubro de 2017.

SP – UNOESTE

Igualmente, o Hospital Regional de Presidente Prudente oferece, anualmente, vagas para residência médica em várias especialidades, sendo bastante procurado especialmente por estudantes da região.

Portanto, a atualização para o próximo edital, no calendário para residência médica, pode ser conferida em sua página: www.hrpresidenteprudente.org.br

PRÓXIMOS CALENDÁRIO


calendário para residência médica

Então, confira o calendário para residência médica:

  • AL – Santa Casa de Misericórdia de Maceió
  • AM – Unificado Hospitais Adriano Jorge e Getúlio Vargas
  • BA – SUS Bahia – Unificado
  • CE- Unificado – SURCE
  • ES – Hospital Santa Rita de Cássia:
  • ES – UNIMED
  • GO – Hospital Araújo Jorge
  • GO – Hospital das Clínicas de Goiás
  • GO – Hospital de Olhos Aparecida
  • GO – Hospital Oftalmológico de Anápolis
  • GO- Unificado SES Goiás
  • MA – Hospital Municipal Imperatriz
  • MA – Universidade Federal do Maranhão
  • MG – Casa de Caridade de Alfenas
  • MG – Complexo Hospitalar Santa Genoveva
  • MG – Hospital Regional São Sebastião
  • MG – Hospital Universitário de Ciências Médicas
  • MG – Processo Seletivo Unificado – 63 Hospitais
  • MG – Santa Casa de Misericórdia de Minas Gerais
  • MG – UNIFENAS:
  • MT – Santa Casa de Campo Grande:
  • MT – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

E, tem mais:

  • PB – Faculdade de Medicina de Nova Esperança:
  • PR – Hospital Angelina Caron
  • PR – Hospital Erasto Gaertner
  • PR – Hospital Pequeno Príncipe
  • PR – Hospital Regional João de Freitas
  • PR – Hospital São Lucas de Cascavel:
  • PR – PUC – Unificado (Santa Casa, Cajuru, Santa Brígida)
  • PR – UEL
  • PR – UEM
  • PR – UFPR – Unificado (HC, HT)
  • PR – UNIOESTE
  • RJ – Hospital Adventista Silvestre
  • RJ – Hospital Casa Portugal
  • RJ – Hospital Santa Teresa
  • RJ – Hospital São José do Avaí:
  • RJ – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
  • RJ – Instituto Nacional do Câncer
  • RJ – Secretaria Municipal de Administração de Volta Redonda
  • RJ – UERJ
  • RJ – UFF
  • RJ – Instituto de Pesquisa D’OR
  • RN – Hospital Dr Luiz Antônio:
  • RN – Unificado – Hospitais da UFRN
  • RO – SES
  • RS – Associação Hospital de Caridade de Ijuí
  • RS – HC Porto Alegre:
  • RS – Unificado – AMRIGS – 36 Hospitais
  • SC – UFSC
  • SC – Unifiado AMRIGS – 24 Hospitais
  • SP – Casa de Saúde de Campinas
  • SP – CEMA
  • SP – Hospital da Aeronáutica de São Paulo
  • SP – Hospital de Caridade São Vicente de Paulo
  • SP – Hospital do Servidor Público Municipal:
  • SP – Hospital Oftalmológico de Sorocaba
  • SP – Hospital Santa Helena
  • SP – Hospital Universitário Jundiaí
  • SP – PUC Campinas
  • SP – Santa Casa de Ribeirão Preto
  • SP – SMS Guarulhos:
  • SP – SMS São Paulo:
  • SP – UNAERP:
  • SP – UNESP
  • SP – UNICAMP
  • SP – UNIMAR: P
  • SP – UNINOVE:
  • SP – USP São Paulo:

Você está enfrentando dificuldades para estudar e encontrar motivação? não consegue entender sobre os desafios e aprender a desenvolver suas habilidades? Resolva isso agora, conheça nosso e-book 16 dicas de coaching para ser aprovado em residência médica.


Clique aqui embaixo e saiba mais!

Então, assista o vídeo sobre que caminhos seguir depois da Residência Médica:

Contudo, se precisar de ajuda pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas su

 

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL