Desafios de estudar para o Concurso de Residência Médica

Desafios de estudar para o Concurso de Residência Médica

Conheça os principais desafios de estudar para o Concurso de Residência Médica

Estudar para o concurso de residência médica pode promover os mais diferentes tipos de desafios para os médicos. Por ser um momento importante, é comum que o estresse e o cansaço estejam presente na hora de estudar. Além disso, tem a questão da complexidade dos assuntos a qual tendem a ser um dos principais desafios para estudar. Mas para que tenha a chance de alcançar o objetivo é preciso se esforçar e continuar em busca.

Se você é um estudante de medicina e se prepara para prestar o concurso de residência médica, é necessário que tenha o conhecimento sobre alguns dos principais desafios ao estudar para residência médica. Para que possa saber como esses principais desafios podem ser superados você precisa ler este artigo. Espero que essas informações possam ajudar você a se preparar ainda mais para as Provas do Concurso de Residência Médica.

A Prova de Residência Médica pode ser um dos momentos mais apavorantes durante a trajetória da formação médica. Isso ocorre devido à alta cobrança perante o concurso, que possui um número relativamente pequeno de vagas para o número intenso de médicos. Durante os estudos é comum o aluno se deparar com desafios que tendem prejudicar a busca por preparo necessário para a avaliação, mas é preciso ter calma para seguir em frente.

Entre os principais desafios está a questão do tempo. Muitos médicos tem a necessidade de conciliar os estudos com o trabalho, e muitas vezes perante os estudos relacionados a medicina isso não é algo fácil. Os momentos que antecedem a prova de residência médica são cruciais para que a pessoa se dedique aos estudos. A prova que o médico deve realizar para ingressar na residência médica se caracteriza em 90% (em alguns hospitais 100%) da nota, tendo então uma grande importância.

Ou seja, os estudos são imprescindíveis. Mas além do tempo, existe a outra dificuldade constante no momento de estudar para o concurso de residência médica que é a questão do conteúdo. As perguntas que são expostas ao longo da prova de residência têm como base todo o conteúdo que o aluno já formado, fora exposto ao longo do curso de medicina. No total são 100 perguntas avaliadas e que são de assuntos gerais da Medicina, exigindo o seu grande preparo intelectual.

Como estudar para o concurso de residência médica exige a dedicação intensa por parte do aluno, é muito comum que alguns encontrem dificuldades que possuam relação com a energia do corpo. A dedicação dos estudos é intensa, mas os alunos precisam decretar momentos de descanso para que a mente e o seu corpo estejam novamente preparados para se dedicar aos livros e todas as suas anotações. Caso contrário, o tempo dedicado ao estudo será em vão.

 

Aprenda a como eliminar tudo que tira o seu foco dos estudos!

 

Sim, em vão. Tudo o que você estuda sem que esteja 100% (cem por cento) focado e com a mente descansada pode virar apenas meras lembranças ao invés de conhecimento. No caso de estudar para o concurso de residência médica o médico, deverá dedicar o seu tempo de qualidade e não aquele onde se encontra esgotado, e que não servirá de aprendizado. Aliás, quando as pessoas não descansam e estudam sem energia é muito comum perderem motivação nos estudos.

E quando se perde a motivação outros problemas podem surgir. Ou seja, os médicos que querem estudar para o concurso de residência médica e realmente ter mais chances de aprender conceitos importante avaliados na prova, precisam ter um tempo de qualidade de estudo. Os desafios podem ser muitos, mas com a dedicação correta conseguirá aprender com qualidade. Por isso é comum as pessoas aconselharem que o aluno desenvolva o seu plano de estudos.

Com esse plano de estudos poderá decretar os horários corretos para fazer os momentos de descanso, quais dias dedicar-se aos estudos, as matérias a qual deve se dedicar mais e outros conceitos que são importantes e passam a te auxiliar ainda mais nos momentos de estudar para o concurso de residência médica.

Espero que após ter lido esse artigo, você consiga estudar mais e muito melhor!

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL