banner desktop banner mobile

Especialidades com a Maior Nota de Corte na Residência Médica

Especialidades com a Maior Nota de Corte na Residência Médica

A maioria dos recém-formados se preocupam com nota de corte na residência médica. Mas mesmo sabendo dos obstáculos a maioria quer prestar as provas e se tornar especialistas.

Entretanto, para que a melhor opção seja escolhida, é preciso se conhecer bem e entender qual área mais se identificou ao longo dos anos. Sem contar que é preciso escolher aquela área que mais habilidades.

Mas de nada adianta escolher uma opção menos concorrida nos hospitais de residência se não for a área que você mais gosta.

Ainda que seja o curso com a maior nota de corte em residência médica, é preciso encarar seus gostos pessoais e lutar por uma vaga entre os concorrentes.

Com isso, é comum que os estudantes escolham áreas de estudo em que possuem mais facilidade. Para isso é preciso muito autoconhecimento, já que os estudantes devem se observar desde o primeiro ano de faculdade.

Pensando nisso, reunimos as especialidades com a maior nota de corte na residência médica nos melhores hospitais do país:


Leia também:


As 10 especialidades com maior nota de corte residência médica nos melhores hospitais do Brasil

É comum que os estudantes se interessem por especialidades mais comuns e busquem um espaço nos melhores hospitais do país.

* Vale lembrar que essas notas variam muito de um ano para o outro. Mas com base nessa pesquisa que realizamos com alguns médicos e hospitais, chegamos as especialidades mais concorridas do mercado.

nota de corte residência médica


Uma grande preparação é necessária para fazer uma prova de residência. Sendo assim, as especialidades com maiores notas de corte residência médica são:

► Infectologia:

Quem deseja fazer infectologia irá lidar com o estudo de doenças infecciosas, além de se deparar com uma grande concorrência.

► Dermatologia:

Os dermatologistas precisam estudar doenças da pele, além de problemas nas unhas, cabelos e nas mucosas.

Muitas pessoas escolhem este ramo da medicina e devem se preparar, pois a especialidade está entre a maior nota de corte residência médica.

► Ortopedia:

É a área que trata a coluna vertebral e o sistema locomotor. A ortopedia também está entre as mais concorridas. Sendo que a maioria dos estudantes desta especialidade deseja se tornar um grande cirurgião.

► Neurologia:

Estudar o cérebro também é um grande desejo de médicos recém-formados. Por isso, quem deseja se especializar nesta área precisa se preparar, pois neurologia está na lista também.

► Cardiologia:

Especializada em estudos do coração, os concorrentes em cardiologia devem se preparar, afinal, a área também é muito concorrida.

► Pediatria:

A especialidade é dedicada ás crianças. Por isso, é preciso além de uma grande carga de estudos, o preparo especial para cuidar dos pequenos.

► Reumatologia:

O estudo de doenças reumáticas também é muito concorrido e é uma especialidade na lista com a maior nota de corte na residência médica nos melhores hospitais do Brasil.

► Oftalmologia:

Muitos estudantes se dedicam a estudar a visão e também precisam de preparar para as notas de corte altas que são encontradas nesta especialidade.

► Psiquiatria:

Cada vez mais recorrente em tempos modernos, os futuros psiquiatras precisam estudar problemas mentais e se dedicar muito para passar nas provas de residência.

► Geriatria:

Ligado às doenças do envelhecimento, a geriatria precisa de profissionais com muita dedicação e paciência. Por isso, o grau de estudos deve ser alto. Já que a especialidade também está na lista de maior nota de corte na residência médica.


Leia também:


Contudo, mas e se você ainda não definiu sua especialidade médica? Assista ao vídeo a seguir:

Contudo, mesmo que você deseje prestar provas para uma especialidade muito concorrida no vestibular, com uma das maiores notas de corte entre as residências, é importante não desistir.

Se precisa de ajuda para ter mais foco e organização com os estudos, ou se ainda não definiu sua especialidade médica, que tal conferir os nossos programas? Eles certamente irão te ajudar, clique aqui e confira.

Contudo, se ainda estiver em dúvida sobre os programas, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas, eles  estão prontos para te ajudar em qualquer dúvida que tiver, clique aqui e fale com eles.

Por fim, um forte abraço, até a próxima.


Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube,Twitter,Linkedin

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL