banner desktop banner mobile

Como focar nos estudos para o Concurso de Residência Médica

Como focar nos estudos para o Concurso de Residência Médica

Focar nos estudos:

A preparação para uma prova às vezes leva meses ou anos para ser concluído. Todos que passam por essa fase de estudos intensos sabem que é fundamental ter bem como: disciplina, persistência e motivação. Se você acredita que é difícil estudar por longos períodos e absorver todo o conteúdo, saiba que é tudo uma questão de estratégia!

A princípio, para atravessar esta etapa com mais tranquilidade é preciso manter a regularidade nos estudos e saber lidar com um dos principais obstáculos na trajetória: a dificuldade de concentração. Mantenha o foco e não se estresse: esse mal pode ser solucionado! Confira cinco dicas certeiras para driblar a falta de concentração e melhorar a efetividade dos seus estudos, assim você vai focar nos estudos para o Concurso de Residência Médica:

E-book Focar nos estudos

1. PREPARE O AMBIENTE ANTES DE COMEÇAR A ESTUDAR

A princípio não existe nada pior do que não encontrar o material que você precisa durante a hora dos estudos, bem como deixar o ambiente (o seu quarto, a sala ou até mesmo a mesa da biblioteca) arrumado com tudo o que você vai precisar é fundamental para não perder a concentração. Caneta, lápis, borracha, livros… deixe tudo à mão antes de abrir a primeira página e mantenha o seu material organizado por disciplinas, evitando que você perca tempo precioso procurando um papel perdido por aí.
Ao mesmo tempo é importante é verificar se o ambiente de estudos está nas condições ideais. A regra é: nada pode tirar o seu foco! Ventando muito? Feche a janela. Muito calor? Ligue o ar-condicionado. Som incomodando em outro local? Feche a porta. Afinal, pode parecer bobagem, mas essas coisas podem distrair muito! Bem como, arrume seu material, certifique-se de que nada irá atrapalhar, deixe um copo de água em cima da mesa e vá ao banheiro antes de começar os estudos. Não deixe nada desviar a sua atenção!

2. FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ

Afinal, um dos hábitos mais importantes para evitar a falta de concentração é simples: foque no que está fazendo. Mas faça uma coisa de cada vez! Está estudando cálculo? Então faça apenas isso. Não pare a cada cinco minutos para checar o que está acontecendo nas redes sociais, responder e-mails ou até mesmo verificar as mensagens no celular. Cada vez que você interrompe o estudo, mais tempo você leva para voltar a se concentrar na matéria que está sendo estudada.


3. PLANEJAR É PRECISO

Afinal, dependendo do concurso que irá prestar e das matérias que fazem parte do conteúdo da prova, elabore um calendário de estudos. Defina quais são as matérias a serem estudadas naquela semana e quanto tempo pretende dedicar-se a cada uma delas. Isso evita que você perca tempo e concentração decidindo qual o assunto a que você pretende se dedicar no dia.
Bem como, é importante prever neste calendário os momentos reservados ao descanso e, também, as horas que você não poderá investir nos estudos (caso você tenha uma consulta médica, por exemplo). Outra dica é definir o período que será dedicado para cada matéria conforme a sua necessidade. Priorize aquelas em que você tem mais dificuldade, reservando mais horas de estudo a elas.

4. DIGA NÃO À MONOTONIA!

Primeiramente um dos principais desafios para quem está se preparando para um concurso é enfrentar aquele sono que insiste em chegar nos momentos de estudo, dificultando a concentração. A saída para este problema é buscar um método de estudo dinâmico, fugindo do tradicional livro-caderno-apostila. Coloque em seu cronograma de estudos o uso de ferramentas mais divertidas, como a leitura de artigos na Internet (de preferência aqueles com gráficos interativos e fáceis de entender), jogos de perguntas e respostas e até mesmo a resolução de exercícios que mudam a dinâmica de estudos.

5. RESERVE UM TEMPO PARA RELAXAR

Antes de mais nada o estudo não está rendendo? Faça uma pausa e vá fazer uma atividade que você goste. Caminhar, assistir a um filme, fazer um lanche saudável ou até mesmo tirar uma soneca podem fazer maravilhas para a sua concentração. Só é preciso ter em mente que, após o período de pausa, é fundamental voltar com tudo nos estudos. Você não tem tempo a perder!
Preparar-se para qualquer concurso exige disciplina. Afinal, por mais que você goste das matérias estudadas e tenha certeza de que está no caminho certo para alcançar seu objetivo, alguns sacrifícios são necessários. Estudar é um hábito. A princípio, quando você pegar o jeito, com certeza perceberá mais facilidade ao se concentrar, vai aprender melhor e colher os frutos dessa jornada.

Para que você consiga a tão sonhada vaga na Residência Médica desenvolvemos um E-book Exclusivo, que você pode baixar abaixo:

Guia Técnicas  Focar nos estudos

Gostou deste artigo sobre Focar nos estudos. Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Focar nos estudos

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL