Informações Importantes que Você Precisa Saber Sobre a Prova Anasem

Informações Importantes que Você Precisa Saber Sobre a Prova Anasem

Com intenção de monitorar como está a qualidade dos cursos de medicina no país, o MEC decidiu que todos os estudantes devem ser aprovados na Anasem para ter o diploma e a entrada nos programas de residência médica.

Mas poucas pessoas sabem o que é a Anasem e como ela funciona.

Essa prova é importante para que o conhecimento adquirido durante o curso possa ser analisado.

Anasem significa a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina e é uma prova para os alunos dos segundo, quarto e sexto anos da faculdade de medicina.

Como é um exame que foi determinado recentemente, ele ainda não é conhecido por muitas pessoas e vale a pena ler sobre o assunto para que consiga entender como ele realmente funciona.


Você Sabe o Que é Anasem?

Ele foi anunciado pelo MEC em abril de 2016, e é uma avaliação para atestar os conhecimentos que foram adquiridos pelos estudantes. Vai ser realizada de 2 em 2 anos.

Ele nada mais é que um exame aplicado pelo Inep e seu objetivo é avaliar os conhecimentos, atitudes e habilidades essenciais para exercer a profissão de médico.

Sem dúvidas a intenção do Anasem é promover uma avaliação prolongada da qualidade dos cursos de medicina. Fazendo com que os profissionais que estejam totalmente qualificados possam receber o diploma.

Esse exame vai monitorar toda a evolução das notas e conhecer quais são os pontos na grade curricular que precisam ser melhorados para suprir dificuldades no ensino, buscando melhorar a qualificação dos médicos brasileiros em longo prazo.

 

› Como Funciona a Avaliação do Anasem?

Primeiramente é importante saber que as avaliações que forem aplicadas aos alunos do 2º e 4º ano não vão ter caráter punitivo, sua única função é a identificação do nível de conhecimento desses alunos e identificar a evolução durante a graduação.

O conteúdo exigido nesses momentos é referente ao que foi visto por eles nas aulas.

Já para os alunos do 6º ano, a Anasem tem um caráter eliminatório.

Nessa etapa, os estudantes precisam superar a nota de corte que foi determinada por uma comissão de médicos especialistas.

Dessa forma, o exame se parece ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida.

 

› Qual a Preparação Para o Anasem?

Por causa da relevância desse exame, os estudantes precisam iniciar a sua preparação para terem uma boa nota na prova.

Existem muitos métodos de estudos, como até mesmo alguns cursinhos preparatórios.

 

› Qual o Método de Avaliação

Como você já sabe esse exame é constituído por duas fases: uma que é avaliação escrita e de habilidades clínicas.

Os estudantes do 2º e 4º ano devem participar como ouvintes, respondendo questões que aprenderam até aquele momento.

Já no último ano a avaliação deve ser eliminatória para todos.

A nota de corte fica sendo determinada por uma comissão de médicos.

Esse é o método de avaliação.

 

› O Que Mudou?

O grande impacto é o embargo do diploma para os alunos que não atingiram a nota mínima.

Além disso, a reprovação no exame também pode impedir o ingresso em um programa de residência médica.

É muito importante que você comece a estudar desde cedo, para que no momento certo faça uma boa prova e consiga alcançar a nota mínima que é exigida.

Assim, além de conseguir ingressar na residência médica, com certeza você se tornará um excelente profissional, já que teve dedicação e suas conquistas serão merecimentos.

Pesquise sobre tudo que envolve o exame, principalmente agora que você já sabe o que é a Anasem.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL