Prestou prova de residência? Agora é relaxar e aguardar o resultado

Prestou prova de residência? Agora é relaxar e aguardar o resultado

O aluno de medicina já está acostumado com muitas provas e pressão no momento de ser avaliado. Apesar de esse ser um assunto controverso, isso pode ajudar na hora de prestar a prova da residência.

Se você é aluno de medicina, sabe que a prova de residência é como um segundo vestibular. Para os estudantes que querem se especializar, fazer uma boa residência pode ser essencial.

Os médicos do hospital de sua escolha poderão te orientar melhor sobre a área. Além disso, você conseguirá vivências que só são possíveis em um hospital.

Sabemos que prestar uma prova de residência é muito estressante. Afinal, são poucas as vagas em hospitais de qualidade. A concorrência se torna o fator mais prejudicial para o aluno.

Essa é uma etapa difícil da vida do estudante de medicina. Muitas vezes, os profissionais não sabem como lidar com a oportunidade, principalmente depois de prestar a prova.

A ansiedade e o nervosismo podem tomar conta da sua rotina se você não agir. Para te ajudar, aqui vão algumas dicas do que fazer para relaxar e aguardar os resultados. Confira a seguir.

 

» Os resultados de provas de residência

Geralmente, os resultados não demoram muito para sair. Você prestará diferentes provas, em diferentes instituições, e deve esperar pelos resultados de seu interesse.

São selecionadas apenas algumas pessoas para o preenchimento das vagas em cada hospital. A maioria deles limita as vagas a 3 ou 4. Mas não se preocupe, pois as suas chances são maiores se você prestou para vários lugares.

Agora que você já fez a prova, não há mais como agir. As suas respostas não vão se modificar e você não vai alterar o desempenho. A prova já foi entregue e é hora de relaxar. Use nossas dicas e descanse melhor.

 

» Tenha momentos de lazer

É comum que os estudantes de medicina se esqueçam da vida para estudar. Com uma prova dessa importância, se prender aos estudos se torna ainda mais comum.

De fato, você precisa de um tempo de estudos intensos para passar em uma residência. Mas isso já ficou para trás, pois você já fez a sua prova.

Agora, é hora de retomar todo o lazer que você perdeu ao longo dos últimos meses. Sair e ver amigos é uma atividade essencial para que você tire sua cabeça da prova. Você ainda pode se divertir em casa, praticando hobbies e desenvolvendo suas aptidões.

O importante é não ficar de fora da diversão. Tudo que for te distrair é válido após prestar uma prova de residência.

 

» Conheça outras opções

Se você estiver muito nervoso com os resultados, é importante conhecer outras opções de atuação como médico. Elas podem ser alternativas para sua profissionalização.

Você pode, por exemplo, optar por uma especialização na área de seu interesse em vez de fazer residência. Os estágios em medicina também são possibilidades inovadoras no mercado.

Tanto as especializações, quanto os estágios, são opções que crescem cada vez mais no país. Muitas pessoas não querem ou não podem dedicar anos para passar na prova de residência, e acabam indo para outros tipos de atuação.

Não se precipite agora. Essas opções devem ser exploradas apenas para que você relaxe. Você não precisa fazer uma escolha agora, mas mantenha as possibilidades em aberto.

 

Saiba mais dicas de coaching para ficar totalmente preparado para a residência.

 

» Estude sobre sua especialização

No momento da prova, você deve escolher uma área de atuação dentro do hospital. Você pode optar, por exemplo, pela pediatria ou pela cirurgia vascular.

Para fazer a sua escolha, você deve ter estudado as diferentes áreas de seu interesse. A faculdade também já pode ter te dado noções.

De qualquer forma, é interessante estudar mais sobre essa especialização enquanto você não sabe o resultado da prova. Se você realmente gosta da área, essa pode ser uma atividade prazerosa.

Mas cuidado! Não estude muito se isso for te atrapalhar. É importante medir o seu nível de ansiedade antes de entrar em assuntos da medicina novamente.

 

» Saia da rotina

Quando estudamos muito, ficamos sempre na mesma rotina. Infelizmente, essa é a realidade dos estudantes que prestam provas de residência.

Agora que você já fez seu trabalho, pode sair completamente da rotina e mudar o seu cotidiano. É uma excelente técnica para se esquecer dos resultados e para tornar a espera menos dolorosa.

Por que não fazer uma viagem? Você gastará tempo com atividades divertidas e tirará a sua cabeça dos livros e estudos. Se você puder, reúna amigos e conhecidos para compartilhar desses momentos.

Mudar de ambiente pode ser o que falta para que você relaxe. Algumas pessoas se dão melhor com a espera se prestarem atenção a outros assuntos, não à medicina em si.

 

» Mude o seu ambiente de estudo

Você provavelmente tem um local de estudos, como um quarto ou um pequeno escritório. Esse é o lugar no qual você passou os últimos meses, e você deve estar cansado de estar ali.

Para se esquecer dos resultados e para relaxar, uma excelente opção é modificar o ambiente. Faça a reforma que você sempre quis de maneira criativa e inovadora.

Você não vai se arrepender: essa é uma das melhores maneiras de passar o tempo! A boa notícia é que você pode modificar o ambiente como quiser. Não há regras para melhorar o seu nervosismo.

 

» Se conheça melhor

As emoções são individuais. Você não pode tratar o nervosismo de uma maneira generalizada. É por isso que se conhecer é um dos melhores remédios para quem acabou de prestar a prova.

Por meio do autoconhecimento, você saberá como se acalmar ao esperar por resultados. Você ainda entenderá o que fazer para relaxar após longos períodos de estudo.

Nada melhor do que uma atividade individual para que você possa se conhecer melhor. E não se preocupe se esse processo demorar um pouco. Se conhecer é uma atividade gradual, que demora a se aperfeiçoar.

O importante é respirar fundo e tentar entrar em contato com os seus sentimentos. Domine a ansiedade e tente relaxar. Isso será benéfico para você e para seu futuro como profissional.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

 

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL