Descubra as Melhores Formas de Estudar Para a Prova de Residência Médica

Descubra as Melhores Formas de Estudar Para a Prova de Residência Médica

Está sendo difícil estudar para a prova de residência médica? Manter foco, um bom ritmo e disciplina?

Para entrar na faculdade de medicina você precisou se dedicar intensamente aos estudos, já que é um dos cursos mais concorridos do país, principalmente nas universidades públicas.

E entrar foi só o primeiro passo, porque esse período de estudo ultrapassa a vida acadêmica, uma vez que a prova residência médica também exige um preparo intelectual do recém-graduado.

O concurso para dar início a sua residência irá cobrar todo o conteúdo estudado ao longo do curso.

A grande dificuldade dos futuros médicos é de como se preparar para o concurso.

Como é um conteúdo muito extenso, é preciso de certa organização para ter um estudo mais focado.

Assim como você se dedicou para ingressar no curso, fazendo diversos cursinhos pré-vestibular até conseguir passar na tão sonhada faculdade, deverá se dedicar igualmente para conseguir passar no concurso de residência, quer saber como se preparar?

Então, continue lendo para saber mais sobre:

A prova de residência médica

Por que é tão difícil passar na prova de residência médica?

Não Existe Formula Mágica

Cursos Online

Não Deixe a Organização de Lado

A PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA


Alguns estudantes passam a se dedicar durante a faculdade para o concurso de residência, também optando por cursinhos e até mesmo os chamados coach, que ajudam a organizar os estudos, trabalhando também as competências daquele profissional.

As provas são extensas e amplamente concorridas, a prova de residência médica ainda é dividida por etapas, além de significarem um grande pesadelo para os estudantes.

São três provas distintas, sendo as básicas que cobram teoria e a prática do médico, a terceira é para avaliar sua qualificação profissional, fazendo uma análise do currículo do candidato.

Nesta última é levada em consideração a instituição onde o médico fez a graduação, além dos hospitais que trabalhou até então.

Além disso, é bastante importante que o profissional tenha alguns anos de atuação, no mínimo dois, já que a prova prática vale muito na avaliação.

POR QUE É TÃO DIFÍCIL PASSAR NA PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA?


Um dos motivos da prova de residência médica ser tão difícil é a concorrência, visto que alguns cursos tem um alto índice de candidatos por vaga.

A oferta de vagas também é desigual, sendo que em algumas especialidades há uma porção boa, em outras já não.

Normalmente, os cursos mais procurados têm uma quantidade mediana de vagas, mas, na maioria das vezes, os de baixa concorrência tem a mesma proporção para uma procura muito menor.

NÃO EXISTE FORMULA MÁGICA


O único jeito de você alcançar seu objetivo é por meio dos estudos e, não há um método milagroso que vá te fazer passar pela prova se não for por ele.

Para conseguir ir bem no exame, você precisará ter uma dedicação muito grande, alinhada a foco e força de vontade.

Para isso será importante que você crie alguns hábitos para os estudos, que irão te ajudar a ter mais foco neste período.

Organizar todo o conteúdo e também a rotina é essencial, e vai fazer grande diferença na hora da prova.

Assim como você se dedicou para o vestibular, deve ter a mesma dedicação se quiser conseguir uma vaga na tão sonhada especialização.

Faça um planejamento de tudo que precisa estudar e também um cronograma para ter os dias corretos para novos conteúdos, revisões e até mesmo praticar com alguns exames antigos.

CURSOS ONLINE


Assim como você enfrentou o cursinho pré-vestibular  você pode optar por fazer esse estudo à distância.

Algumas instituições oferecem cursos específicos voltados ao concurso pela internet, assim fica fácil para os estudantes conciliar suas atividades acadêmicas com o trabalho.

A modalidade EAD ainda traz a vantagem que você pode estudar a qualquer hora e lugar, já que ela é online.

Para os médicos isso é uma mão na roda, visto que a rotina desse profissional é muito corrida e com poucos intervalos por conta dos plantões.

Ter uma maior flexibilidade faz grande diferença, além de proporcionar que o profissional esteja ativo em seus estudos, na hora e lugar que tiver disponibilidade.

Existem também a opção de acompanhar vídeo aulas, que você poderá assistir várias vezes se preferir, assim se perdeu um conteúdo importante, consegue estudar novamente ou ainda focar em um assunto especifico, no qual possui dificuldade.

Hoje a internet é um mecanismo de extrema importância, já que ele possibilita meios de estar antenado a diversos assuntos e isso também vale na hora de estudar.

Desta forma, vale apostar em vídeo aulas que estão disponíveis em plataformas de vídeo.

O conteúdo digital pode colaborar bastante para quem tem dificuldade de compreender as informações sozinho, visto que haverá alguém explicando.

NÃO DEIXE A ORGANIZAÇÃO DE LADO


Ter organização é imprescindível para que seus estudos deem certo, começando pelo calendário, já que a prova de residência médica é dividida por etapas.

Você pode fazer um planejamento para que seus estudos sigam um cronograma, estipulando os assuntos que serão vistos ao longo da semana e os que devem ser revisados.

Outro ponto é que seu material também precisará estar organizado, para que isso não te atrapalhe.

Seus livros para estudo precisam ter um lugar exclusivo, assim como todo o material que você irá utilizar para anotação, por exemplo.

Isso é uma excelente maneira de não se perder e também ter uma rotina regrada, assim o foco também não é deixado em segundo plano.

Se você prefere utilizar o computador para estudar, procure organizar o conteúdo de suas pesquisas e anotações por categorias, dividindo-as em pastas.

Ainda é interessante destacar pontos entre as anotações, em cores diferentes, por exemplo, para ter uma maior facilidade de compreensão.

Organizar os seus pontos de vista sobre o conteúdo, colocando-o junto a ele, também é um modo de não deixar tudo bagunçado.

Também é legal colocar os conteúdos principais ou que você tem maior dificuldade, nos favoritos do seu navegador.

Essa ação torna mais fácil o acesso a esse conteúdo, sempre que for necessário, e também economiza tempo, uma vez que você não ficará procurando por aquilo novamente.

Toda vez que surgir uma dúvida, aquele conteúdo estará à disposição.

Estando com tudo organizado, seus estudos tendem a ter um ritmo mais acelerado e isso também ajuda a você se manter motivado.

Se não souber como fazer isso, pode optar por um profissional, como os coachs, para te ajudar a fazer esse planejamento dos estudos.

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL