Porque a Revisão de Simulados vai Ajudar Você a Arrasar nas Provas de Residência Médica em 2018

Porque a Revisão de Simulados vai Ajudar Você a Arrasar nas Provas de Residência Médica em 2018

Saiba porque colocar esse interessante recurso nos seus estudos para a prova de residência médica.

Para todo e qualquer candidato a revisão é necessária, ainda mais quando estamos nos preparando a um concurso tão difícil quanto a residência médica.

Conhecida por ser tão concorrida quanto os vestibulares de medicina, a prova é um grande desafio para os profissionais da saúde, que utilizam de vários métodos para se preparar.

Nas provas de residência médica os candidatos estão usando um conteúdo interessante: a revisão de simulados.

É bastante comum que eles façam simulados, tanto online como aqueles preparados por cursos preparatórios, mas o fato de buscarem pela revisão do conteúdo está sendo encarado como novidade.

Os simulados são feitos com base em questões que aparecem frequentemente nas provas, abordando as cinco grandes áreas de medicina que são a estrutura cobrada pelo exame residência.

Como são apenas baseadas, as perguntas não são exatamente iguais ao conteúdo das provas oficiais em edições anteriores, por isso a revisão é tão buscada.

Elas trazem um conteúdo como é o das provas oficiais comentadas, e servem para indicar ao aluno onde ele errou, por exemplo.

Neste artigo iremos abordar porque você deve utilizar esse conteúdo nos seus estudos para as provas de residência médica 2018. Ficou interessado? Então vamos começar, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre:

 

Os simulados para as provas de residência médica 2018

Por que procurar pela revisão para provas de residência médica 2018

Onde encaixar os simulados para as provas de residência médica 2018

Onde fazer os simulados

 

OS SIMULADOS PARA AS PROVAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA


Esse recurso é empregado aos estudos por trazerem o formato da prova, onde o aluno não o faz de casa, exceto pelos feitos online, mas sim em uma instituição que promove o exame.

Através do simulado o candidato terá noção da dificuldade do concurso e até mesmo o estilo de avaliação da banca, isso para aqueles que focam também na entrevista pessoal, a última etapa do concurso.

Fora isso, o simulado apresenta a clareza para os estudos, visto que a prova irá focar em temas e materiais que tem uma relevância muito maior dentro do concurso.

É uma forma, por exemplo, de saber o que estudar por conta.

Até o início das provas de residência médica é possível ainda fazer alguns simulados.

Como no final da etapa de estudos, principalmente nas últimas semanas, o candidato não tem mais tempo hábil para cair de cara nos livros, eles podem ser a melhor opção para continuar estudando.

Nessa fase o ideal é ir responder o maior número de questões possíveis, e os simulados trazem a quantidade de perguntas que as provas oficiais trabalham, então vale muito a pena apostar nesse recurso quanto o exame estiver mais próximo.

 

Aprenda a como não perder o foco nos estudos e ficar totalmente preparado para as provas de residência!

 

POR QUE PROCURAR PELA REVISÃO PARA PROVAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA


Iniciamos esse texto falando que os candidatos precisam fazer revisão do que estão estudando, e isso não é empregado apenas durante o concurso de residência médica, mas na vida acadêmica e profissional.

Na escola, antes de uma prova, assim como na faculdade, é bastante comum os professores revisarem o conteúdo que vai cair, para que o aluno possa tirar suas dúvidas referente a matéria estudada.

Basicamente é essa a função dos simulados revisados, para sanar dúvidas dos alunos.

Não necessariamente precisa ser apenas das questões que realmente deixaram dúvidas, mas da prova como um todo.

O exame é complexo, então ter essa revisão em mãos e coloca-las em seus estudos irá ajudar bastante.

Nas provas de residência médica, como em qualquer outra edição, a característica principal é a dificuldade garantida pela concorrência, que é ampla.

Passar no concurso é questão de entender tudo que aquele exame pede, e isso pode ser garantido pela revisão de um simulado.

Isso é interessante pelo fato do simulado, na maioria dos casos, ser baseado na estrutura e conteúdo abordado pela prova oficial, então as questões irão trazer algo que já foi visto no exame, mas de modo reformulado, por exemplo.

Trazer a revisão é um recurso para ajudar o aluno a se situar, tanto naquilo em que errou como também as questões que conseguir acertar.

Nem sempre ele acerta por ter certeza, pode ocorrer de ter sido um chute certeiro e, que mesmo assim, deixou dúvidas pelo aluno.

O conteúdo quando revisado ajuda também ao candidato ter uma noção maior do que realmente está com dificuldade, tal como ver se aprendeu aquilo que está estudando, se está no caminho certo e muitos outros pontos que são benefícios quando o simulado acompanha a revisão.

 

ONDE ENCAIXAR OS SIMULADOS PARA AS PROVAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA


As provas de residência médica acontecem uma vez ao ano, para a maioria das instituições, são difíceis, concorridas e bastante complexas, por isso a relação do candidato com os estudos se torna tão próxima.

Os simulados são empregados a essa rotina, mas não é apenas fazê-los, eles também precisam ser revisados.

Normalmente, a própria instituição apresenta essa revisão das provas, mas e se não houver?

O candidato pode pedir para algum professor, seja da faculdade ou do cursinho, para revisar aquela prova, explicando uma a uma das questões abordadas.

Se a instituição oferecer a revisão após a prova, que será publicada online, por exemplo, o aluno pode acessá-la com facilidade e inclui-la em sua rotina de estudos.

O ideal é pegar esse conteúdo revisado e tomar nota de tudo, fazendo anotações sobre o que entendeu.

Como é um conteúdo aberto, o aluno ainda pode voltar nele, refazer a prova, conferir novamente a revisão e, mais uma vez, ver onde está com dificuldades e errando, para dar continuidade aos estudos, agora já entendendo o que precisa focar mais.

É uma opção, mas há várias formas de encaixar esse conteúdo na sua preparação, não deixando de lado pontos que podem ser importantes.

Em geral, a revisão do conteúdo é feita por professores do cursinho, isso se feito por um curso preparatório, ou por algum profissional da área com experiência, tornando a revisão detalhada e esclarecedora.

 

ONDE FAZER OS SIMULADOS


A maioria dos cursos preparatórios oferecem os simulados e, boa parte, também os revisa, ou disponibilizando esse conteúdo de alguma forma ou nas aulas.

Alguns simulados são online, outros presenciais, mas a escolha fica por contado aluno.

O importante é participar e procurar por revisões desse conteúdo, para aplica-los na preparação.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL