banner desktop banner mobile

6 Especialidades Médicas com Grande Potencial no Futuro

6 Especialidades Médicas com Grande Potencial no Futuro

Atualmente, com o avanço da tecnologia, é quase inevitável que diversas áreas da medicina não ofereça soluções inovadoras aos pacientes, e por isso vem surgindo muitas especialidades médicas com grande potencial no futuro.

As novas tecnologias estão mudando completamente a maneira como os pacientes e os médicos pensam sobre os cuidados com a saúde.

Assim, parece também inevitável que com esses avanços, máquinas substituam pessoas em funções na área.

Na realidade, o que parece uma notícia ruim, pode significar, na verdade, uma oportunidade para que os médicos se dediquem ao tratamento dos pacientes e à inovação, e deixem as máquinas com os trabalhos repetitivos.

Assim, o cenário parece ser inevitável, pois vem existindo a compactação de médicos-robôs, onde a automação e a inteligência artificial irão substituir muitos processos em saúde.

Portanto, diversas áreas irão sofrer alterações e algumas especialidades sofrerão um grande avanço com as novas tecnologias.

Saiba Mais Sobre as 6 Especialidades Médicas com Grande Potencial no Futuro

Atualmente, vem surgindo diversas especialidades médicas com grande potencial no futuro, pois de acordo com especialistas, a inteligência artificial, os sensores vestíveis, a realidade virtual, os robôs médicos e outras tecnologias são uma realidade que está mudando completamente a forma como médicos e pacientes pensam sobre saúde.

  • Em relação à medicina generalista, diversos médicos escolhem essa especialidade pensando em ajudar positivamente em longo prazo a vida do paciente.

Porém, analisar uma pessoa apenas quando ela está doente não é o suficiente para ajudar na prevenção de doenças e garantir o bem-estar dela.

Assim, um dos desafios dos médicos que trabalham nessa especialização atualmente é oferecer um atendimento de qualidade.

Por isso, no futuro, sensores irão transmitir informações de pacientes em tempo real para o celular ou computador do médico, onde ele poderá acompanhar de perto e identificar alguma variação nos sinais vitais.

Além disso, ele poderá oferecer tratamentos simples de forma remota, aumentando a confiança do paciente e criando um relacionamento mais próximo.

  • Na área de ginecologia e obstetrícia ainda existem algumas dificuldades para a avaliação do status de saúde do bebê e das mulheres grávidas.

Com isso, alguns dispositivos possuem a finalidade de monitorar os sinais vitais do bebê e da mãe, garantindo os devidos cuidados em uma emergência médica.

Um aspecto mais polêmico, mas que caminha para se consolidar é a manipulação genética do feto, que poderá corrigir qualquer falha ainda no útero.

  • No caso da radiologia, irá existir uma melhora na inteligência artificial, capaz de examinar centenas de radiologias em segundos, porém isso não significa que os robôs irão substituir os profissionais.

Ao contrário disso, os radiologistas terão tempo para supervisionar o trabalho feito pela máquina e para pesquisas e inovações.

O futuro dessa especialização será muito mais interessante que examinar milhares de raios-x todos os dias.

  • A área da oftalmologia talvez seja uma das áreas que mais passe por revoluções, pois implantes digitais irão restaurar a visão de muitos pacientes cegos.

Assim, lentes de contatos digitais poderão transformar a maneira de enxergar e também o tratamento de diabetes.

O Google, inclusive, já anunciou o desenvolvimento de lentes de contato com sensores que poderão medir a glicemia de pacientes com diabetes, ajudando-os a controlar melhor a doença.

  • Na oncologia, os especialistas na área estão personalizando as terapias de acordo com bases moleculares dos tumores.

Uma novidade que tem revolucionado esses processos são os sequenciamentos genéticos mais baratos e o estudo sobre biomarcadores.

Além disso, os avanços tecnológicos irão melhorar ainda mais o diagnóstico dos tumores, aumentando as chances de recuperação e evitando cirurgias.

A inteligência artificial poderá ajudar os médicos a entender e curar o câncer, onde será possível que o computador seja capaz de sugerir um plano de tratamento com alta probabilidade de sucesso, baseado em informações retiradas de milhões de estudos sobre casos de câncer.

Assim, com o passar do tempo, os pacientes já estão mais informados sobre suas doenças graças à mídia social e as comunidades onde os pacientes trocam informações entre si.

Portanto, as especialidades médicas com grande potencial no futuro fará com que muitas transformações aconteçam e muitas oportunidades sejam criadas, onde as mudanças sejam iniciadas a partir dos médicos que deverão desenvolver novas habilidades e novas visões sobre diversas doenças.

Descubra suas habilidades e faça um planejamento dos seus objetivos de carreira!

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

especialidades médicas com grande potencial no futuro

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL