Passar na Prova de Residência Médica: Dicas de Como Conseguir

Passar na Prova de Residência Médica: Dicas de Como Conseguir

Existem algumas maneiras de ajuda-lo a passar na prova de residência médica com sucesso, é sabido que o aluno de medicina pode estar habituado a fazer longas provas desde o vestibular até depois do curso, essa é uma maneira de fazer com que ele se torne um profissional capacitado.

Por ser uma prova de grande dificuldade, o estudo e a dedicação devem andar sempre juntos, o cansaço também pode chegar, mas o estudante jamais pode desistir se a residência for o seu sonho.

Quando acaba a faculdade, o desafio maior que os recém-formados encontram é no momento de resolver o exame para residência medica, mas nada é impossível.

Com a intenção de ajudar existem muitos métodos de estudos que podem contribuir para sua aprovação, mas além deles é importante que você tenha em mente que deve começar os estudos ainda na faculdade, para que logo depois realize o exame e seja aprovado.


Dicas Para Passar na Prova de Residência Médica

Você passa no vestibular de medicina e cursa toda a faculdade acreditando que a dificuldade acabou ali, mas quando termina os seis longos anos e a vontade de fazer uma residência médica aparece, descobre que a dificuldade só aumentou.

Mas para te ajudar a passar na residência médica fazendo uma boa prova selecionamos algumas dicas.

 

  1. Se Dedique e Estude

Mesmo que você não tenha muito tempo para se dedicar aos estudos, é de grande importância que tenha um método para estudar.

A carga horária do internato é intensa, com muitos plantões, visitas.

Você deve saber como conciliar seu tempo para estudar diariamente.

A dica é que você comece a partir do quinto ano e tenha em mente qual a sua meta.

 

  1. Pegue as Provas Passadas

As provas costumam ser pragmáticas e possuem muitas questões que se repetem a cada ano. Então é importante que você faça uma busca pelas provas passadas e comece a estudar também por elas.

Dessa maneira você já vai ter uma noção de como as questões costumam ser elaboradas, já sabendo qual o verdadeiro nível você vai encontrar.

Também pode testar como está seu aprendizado, verificando quantas questões está acertando.

 

  1. Aproveite e Pratique

Enquanto estiver no internato procure praticar intensivamente, vai ser essencial para o seu futuro como médico e também para a prova de residência medica.

 

  1. Economize seu Dinheiro

Você sabe que as provas custam caro e você pode precisar viajar. Então comece desde cedo a economizar e se programe para conseguir alguns descontos para estudantes.

 

  1. Procure Ajuda com Coaching

A disputa para conseguir uma vaga de residência médica, em algumas carreiras concorridas, pode ser bem difícil.  Além disso, tem a dificuldade, o nervosismo que aparece sempre que você pensa em estudar.

Nesses momentos pode valer a pena ter o acompanhamento de um profissional de Coaching, que ajudará a alavancar sua performance nos estudos.

 

Saiba mais dicas de coaching para ficar totalmente preparado para a residência.

 

O coaching vai te ajudar em diferentes formas, como:

  • ​organizar seu tempo de estudo formulando algumas planilhas de como estudar;
  • Fornecendo ferramentas para verificar seu progresso;
  • Treinando você para que execute uma prova bem-feita;
  • Bloqueando os sabotadores de estudos;
  • Acompanhando suas tarefas e estabelecendo metas.

 

Você pode se cercar de ferramentas capazes de te auxiliar a vencer essa etapa com maestria. Com certeza você vai perceber que passar na prova de residência médica pode ser mais fácil do que você imaginava.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL