banner desktop banner mobile

Processo seletivo de residência médica, como estudar.

Processo seletivo de residência médica, como estudar.

Processo seletivo de residência médica, escrevi este conteúdo para pessoas que já sabem o propósito para o qual estão estudando. Da mesma forma que quando estão sentadas para estudar não conseguem se manter focadas e ter produtividade nos estudos.

Desde já, se você está pensando que estuda para passar em uma prova de residência, começou errado. Do mesmo modo, não faz ideia de como funciona seu cérebro e ainda não leu o conteúdo “Por que você não consegue estudar para provas” . Igualmente sugiro que leia agora antes de prosseguir.

Dessa forma, partindo do princípio que você já sabe o real propósito para o qual está estudando. Antes de mais nada, vamos dividir as causas da falta de foco nos estudos em duas partes:

 


1- Autosabotadores: 

A princípio, as causas internas que são basicamente a forma que seu mindset. Ou traduzindo simplesmente em “configuração mental” que comanda sua vida. Juntamente com suas experiências passadas, técnicas e hábitos.

Por outro lado, se você tivesse um mindset preparado para foco nos estudos. Provavelmente você não estarei lendo este texto, logo siga em frente.

Processo seletivo de residência médica, conheça os principais autosabotadores:

  • Falta Propósito para tanto esforço (estudar)
  • Falta de Tempo definido para o início e fim dos estudos diariamente
  • Falta de criar um Ritmo de estudos: somos seres de hábitos, quanto mais você padronizar os horários de estudos mais fácil será!
  • Falta de Energia: você pode saber mais no meu artigo “Combustíveis da vitória”.

Concurso de Residência Médica

  • Falta de Autoconfiança: sua mente domina você e todos os dias te diz “você nao pode”, “você não consegue”, “você não vai passar”, “vai dar tudo errado”, “não adianta estudar você não aprende”,etc.
  • Falta de Compromisso com seus horários programados para estudar e se distrai na internet, televisão, papo furado, etc.

2- Sabotadores:

Que são as Causas Externas, estas são bem fáceis identificar. Bem como geralmente são as primeiras que levam a culpa de não ter foco nos estudos. Porém, quando você faz isso está esquecendo do principal! Em síntese, você é o responsável pela sua vida e mais ninguém!

Desde já, você é o responsável por conquistar seus objetivos e mais ninguém! Enfim, você consciente ou inconscientemente está escolhendo viver esta situação. Definitivamente, por algum motivo prefere que alguém controle sua vida!

Processo seletivo de residência médica e os sabotadores que equivocadamente levam a culpa:

Celular com vida própria:

Whatsapp e outros milhões de aplicativos! Você sabia que o celular tem um botão que serve para desligar o aparelho?

Amigos inoportunos:

Que interrompem os estudos o dia inteiro. Mas, se você ainda não conversou com eles e disse que não poderá atende-los neste horário.

Falta de material adequado:

Estudar para o prova de residência médica requer muita dedicação e raramente você conseguirá passar rápido sem usar os cursos preparatórios . Por exemplo, como Medcurso, Medcel, STJ, que conseguem simplificam e entregar nos cursos o supra sumo dos conteúdos mais solicitados nas provas.

Processo seletivo de residência médica e o ambiente de estudos inadequado:

Quente, falta de luminosidade, falta de recursos confortáveis como mesa, cadeira, muito barulho.

Família carente:

Que você ainda não explicou a importância que tem seus estudos e que você os ama muito mais que os livros?!?

Convites que você aceita sem pensar:

Você ainda não tem segurança para dizer NÃO e assim permite que outras pessoas conduzam sua vida.

Cotidiano Insano:

Ainda mais, como afazeres de casa (assumir a responsabilidade por uma casa que exige um milhão de compromissos como: colocar comida para o cachorro, atender o limpador de piscina, o jardineiro, etc, etc). Assim também, levar o carro toda semana para lavar. Simultaneamente, ficar horas no celular falando com a operadora do cartão de crédito, etc. Simplifique sua vida!

Namorados ciumentos:

Que pensam que você está trocando ele pelos livros! Portanto, não entendeu ainda que se você passar na residência poderá ter uma vida muito melhor com ele no futuro.

Compromissos Power:

Chamo deste nome porque são compromissos que você mesmo marca. E que não existe a possibilidade de pensar em adiar ou cancelar. Exatamente como no ano que você deveria se focar em estudar muito para entrar na residência, como por exemplo: Seu Casamento, Seu Noivado, Viagem com a Família para Europa, Aniversário de 72 anos da avó, que mora há 3000 km, etc.

Trabalho Excessivamente Estressante:

Se seu foco é estudar você precisa estar com tranquilidade e energia total no momento que for estudar. Assim, como seu trabalho não pode ser um problema e esgotar sua energia, mas você precisa colocar limites no trabalho para focar nos estudos.

Processo seletivo de Residência Médica, aprenda como não perder o foco nos estudos e ficar totalmente preparado!

Concurso de Residência Médica

Em conclusão, para cada um destes tem uma solução diferente e o primeiro passo é identificar os que realmente mais de atrapalham no seu foco. Logo, siga em frente uma vez identificada a Causa pense como vai transformar este problema em solução.

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL