A Diferença Entre Especialização e Residência Médica que Você Precisa Saber

A Diferença Entre Especialização e Residência Médica que Você Precisa Saber

A prova da residência é realmente bastante complicada, os candidatos sempre reclamam da dificuldade que existe, sendo que muitas vezes pode ser pior que o vestibular e aí surge a dúvida entre a especialização e residência médica e pouca gente conhece de verdade as duas opções.

E aí surge a dúvida entre a especialização e residência médica e pouca gente conhece de verdade as duas opções.

Uma parte dos médicos escolhem a residência médica que é um programa mais padrão na formação de médicos especialistas, porém muitos médicos acabam ficando de fora por falta de vagas, já que é bastante concorrido.

Em razão dessa dificuldade os médicos tendem a ir em busca de outras alternativas para se aperfeiçoar na sua área e buscar novas formas de atuação na área.


A Especialização e Residência Médica

Como a procura pela formação surgiram os novos programas de formação médica que podem variar em relação ao contrato, já que alguns podem ser remunerados e outros funcionam como uma pós-graduação onde o médico é quem paga.

A especialização e a residência médica são parecidas:

A Residência Médica é uma modalidade do ensino de pós-graduação destinada aos médicos. Depois de cumprir o Programa de Residência Médica o médico vai ter o título de especialista.

A Residência Médica está credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica.

De acordo com o MEC – Ministério da Educação, os cursos de especialização, no nível de pós-graduação lato sensu são direcionados para o melhoramento acadêmico e profissional.

São apresentados para os formados em Medicina e seu objetivo é técnico-profissional, porém eles não geram o direito ao reconhecimento como especialização médica.

Após o curso o médico deverá passar na prova de título de especialista reconhecida pela Associação Médica Brasileira na sua área de especialidade.


E Como Funciona Residência Médica?

Esse foi um modelo de ensino criado no ano de 1977 através do Decreto nº: 80.281 para aprimorar a qualidade dos profissionais médicos que estavam ingressando no mercado de trabalho e para que eles pudessem garantir um atendimento de alto nível de excelência.

Esse tipo de pós – graduação é certificado pelo MEC e é avaliado pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM.

Conforme as orientações do órgão, os médicos só poderão receber o título de especialista se forem aprovados em prova de títulos e de habilidades.

Essas provas são realizadas pelas sociedades de especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira, mas eles podem também optar por fazer uma residência médica que seja reconhecida pela CNRM.

Essa maneira de ensino se destaca pelo contato do aluno com profissionais médicos que possuem um elevado nível acadêmico, técnico e ético.

No período da residência médica, os profissionais que estão recém-formados passam a acompanhar o responsável pela disciplina resolvendo os casos reais.

Dessa forma, conseguem garantir o conhecimento acadêmico e ter uma experiência que é ideal para realização de diagnóstico e tratamento dos pacientes.


E Como Funciona a Especialização Médica?

Você sabe que a residência médica fornece bases para que o profissional tenha capacidade de exercer a profissão através de um alto nível de excelência.

No caso da especialização médica ela prepara os médicos recém-formados para que eles possam atuar na área acadêmica, como pesquisadores e professores altamente qualificados.

Durante toda a qualificação, os estudantes passam a ser preparados para desenvolverem as atividades de ensino, desenvolvimento e pesquisas de áreas que sejam relacionadas às ciências da saúde.

Mas além de profissionais da medicina, essa pós-graduação possui uma equipe interdisciplinar de docentes e de acadêmicos, tendo contato com pesquisadores brasileiros e também estrangeiros de diversos cursos e instituições.

É importante lembrar que esse tipo de pós-graduação tem aplicação nos avanços que são obtidos durante as pesquisas em favor da comunidade.

Cabe a você, médico, decidir qual vai escolher!

Descubra suas habilidades e faça um planejamento dos seus objetivos de carreira!

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL