Residência Médica: O Que é e como ela funciona

Residência Médica: O Que é e como ela funciona

Se você tem interesse em saber o que é a residência médica, saiba que ela foi instituída pelo Decreto de número 80.281, no dia 5 de setembro de 1977.

Sendo uma modalidade do ensino de pós-graduação indicada aos médicos, sob a forma de curso de especialização.

O programa tem o objetivo de preparar os futuros médicos para que eles possam exercer a profissão com um grau elevado de excelência.

Ela funciona nas instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos que possuem uma elevada qualificação ética e também profissional, devendo ser considerada como padrão da especialização médica.

Durante toda especialização, os estudantes passam a acompanhar os casos reais, e com isso vão adquirindo experiência e conhecimentos técnico-científicos que são essenciais para que eles possam atuar no mercado.

Ou seja, essa nomenclatura está atribuída a uma modalidade de pós-graduação na forma de curso de especialização para médicos.

Ela é realizada dentro das principais instituições médicas do Brasil.

 

» A Residência Médica no Brasil

Além disso, ela é cumprida de forma integral em uma especialidade específica onde confere ao médico residente o titulo de especialista.

Essa expressão só deve ser empregada para os programas que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Todo mundo sabe que os estudantes de medicina têm a carreira mais concorrida em vestibulares no País, e logo depois de passarem seis anos na faculdade eles ainda vão ter um longo caminho a seguir, que são os cursos de acesso à residência médica.

A pós-graduação que especializa o médico em uma área, tem nessa etapa uma concorrência grande.

 

Saiba mais dicas de coaching para ficar totalmente preparado para a residência.

 

» O Ingresso na Residência Médica

O ingresso na residência médica ocorre através de concursos públicos.

E a maioria dos concursos que são realizados no Brasil usam provas escritas que tenham questões de múltipla escolha para selecionar os candidatos.

Normalmente os concursos possuem uma segunda etapa com uma prova prática e a entrevista com os candidatos que foram melhores classificados.

O maior concurso de residência médica do Brasil é aplicado em São Paulo.

  •   A Prova Escrita

A primeira etapa tem a prova escrita e geralmente ela possui cerca de 100 questões que são divididas em cinco tópicos: cirurgia, pediatria, medicina interna, ginecologia, bioestatística e medicina preventiva.

Na maioria dos concursos são realizadas as provas escritas que tenham as questões de múltipla escolha, mas alguns usam as provas com questões dissertativas.

  • Prova Prática

Normalmente os concursos aplicam as provas práticas para a seleção. Essas provas geralmente ocorrem após uma seleção que é feita na primeira fase com a prova escrita.

Mas na prova prática os candidatos são expostos a casos clínicos e precisam realizar suas atividades médicas no momento que estão sendo examinados por uma banca organizadora.

Existem muitas especialidades médicas que são reconhecidas no Brasil. E também as diversas formas de classificar essas especialidades médicas.

Mas a que é mais usada é através da forma de acesso, onde divide as especialidades entre as com acesso direto onde não tem pré-requisitos e as com pré-requisitos.

 

» As Especialidades

As especialidades que tem o acesso direto são aquelas onde o médico pode se inscrever sem precisar ter nenhuma especialidade prévia.

Nesse caso qualquer médico pode se candidatar aos concursos para essas especialidades, não importando o tempo de formação ou de experiência prévia.

Mas existem algumas especialidades que já são consideradas áreas básicas, como a cirurgia geral, a ginecologia e obstetrícia e a pediatria.

Depois de realizada a especialização nestas áreas básicas, o médico pode realizar outra residência com uma sub especialização.

Se a sua vontade era saber o que é a residência médica, aí está uma explicação bastante construtiva que pode te ajudar nessa etapa tão importante da sua profissão e que vale a pena ser realizada.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL