Residência Médica: Porque MEDCURSO, MEDCEL e Outros cursos podem não funcionar para você

Residência Médica: Porque MEDCURSO, MEDCEL e Outros cursos podem não funcionar para você

Ao falar em concurso de residência médica muitos estudantes ficam apavorados e logo cogitam a necessidade de se matricular em cursos preparatórios, porém nem sempre essa é uma opção relevante para o aluno.

Acontece que em um curso preparatório é tido como base um plano com as rotinas de estudos, mas essa rotina pode não ser a mais ideal para você.

Ou seja, é preciso saber se realmente curso preparatório seria uma boa opção.

Claro que existem cursos de qualidade imensurável, mas não são todos que se acostumam com a maneira de se preparar para prova de residência médica.

Os cursos preparatórios são opções relevantes para várias pessoas, mas no seu caso, será que realmente vale a pena?

A resposta para a pergunta seria “depende”.

Isso é dito porque um curso preparatório pode oferecer a seus alunos um conteúdo mais limitado e nem sempre isso é o que você procura ao ingressar em um curso preparatório para a residência médica.

Para que consiga obter uma boa nota no concurso é preciso focar em mais conteúdo.

Ou seja, a resposta para você pode ser que um curso preparatório não seria uma alternativa relevante e o mesmo pode não funcionar para você, sendo que geralmente eles focam apenas em alguns conteúdos e não em todas as matérias que precisam ser estudadas e focadas para prestar o concurso de residência médica.

Mas há os outros fatores que fazem com que um curso preparatório para a residência médica não seja uma boa opção para você.

 

Por que o curso preparatório de Residência Médica pode não funcionar

É comum os cursos preparatórios serem formados por alunos que possuem conhecimento amplo e outros que possuem mais dificuldade para entender algum conteúdo.

Isso pode causar uma grande confusão diante de todo seu progresso e em algum momento isso pode te atrapalhar.

O ideal para que a pessoa se saia bem no concurso de residência médica é que ela se dedique integralmente aos estudos, e possa intercalar os conteúdos para se avaliar.

Entenda que o curso preparatório não substitui o estudo em sua casa e não influência de forma completo a maneira como você aprende, ou até mesmo a nota que tende a obter na prova de residência médica.

 

Saiba mais dicas de coaching para ficar totalmente preparado para a residência.

 

Na verdade, para que consiga aprender com qualidade e se sobressair no concurso passa ser crucial que se dedique.

Portanto o que faz diferença é a maneira como você irá estudar e caso seu forte seja estudar com os livros, procure priorizá-lo.

Se você realmente tentou e notou que o curso preparatório para residência médica não funciona para você, não se desespere.

Existe uma alternativa que no caso seria estudar por conta própria ou até mesmo elaborar um plantão de estudos com os seus colegas de classe do curso médico.

Elabore o plano de estudo que mais se adeque a rotina e tente estudar durante os 7 dias da semana intercalando a maneira como você estuda para não cair no comum.

Você pode priorizar alguns dias para estudar os conteúdos e fazer todos os exercícios relacionados a eles.

Nos outros dias pode elaborar os resumos, e até mesmo verificar os antigos para saber se está perdendo algum fato que seja importante.

Quando terminar essa rotina procure dedicar um dia que é ideal para fazer provas de um concurso de residência médica antigo, isso é de fato algo relevante que te mostra onde deve focar ainda mais no estudo.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

 

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL