Saiba os Diferenciais da Residência Médica na USP

Saiba os Diferenciais da Residência Médica na USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das mais antigas e tradicionais instituições do Estado, reconhecida nacionalmente quando o assunto é ensino superior e ainda mais quando falamos de residência médica na USP.

Bastante concorrida, todos os anos ele recebe milhões de jovens tanto de São Paulo como de outros lugares do país para seu vestibular, chamado popularmente de FUVEST.

Um dos cursos mais buscado é o de medicina, que é ministrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a FMUS.

Além da graduação, os estudantes também podem causar o programa de residência médica na USP, que também é um dos mais procurados.

A concorrência é bastante ampla, visto que os hospitais universitários, que além da USP também são administrados pela Unicamp, Santa Casa e outras entidades, algumas especialidades chegam a ter 30 concorrentes por vaga.

Número este bastante semelhante ao registrado para os vestibulares no curso de medicina, que chega a ter 50 candidatos concorrendo a uma vaga em algumas edições.

Mas porque ela é tão concorrida? Até mesmo para o curso de residência médica na USP.

Separamos alguns diferenciais da residência médica na USP em relação ao programa de residência, que ajudaram a entender porque a faculdade é considerada uma das melhores do Estado.

 

⇝ Tradição Conta Muito

A USP é reconhecida nacionalmente como uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do país, além de sua tradição que é bastante reconhecida também.

É por conta disso que o curso de medicina, um dos mais concorridos, além de outras áreas de atuação, são tão procurados pelos estudantes.

Fora a concorrência, a universidade ministra, todo os anos, um vestibular bastante tradicional, para selecionar sempre os melhores candidatos.

Isso também ocorre para o concurso público aos programas de residência médica na USP que, embora seja bastante distante do vestibular da FUVEST, tem critérios bem rígidos de avaliação.

Mesmo assim, recebe milhões de candidatos a cada nova edição.

 

⇝ Programa Credenciado Pelo CNRM

Todos os programas de estudo em residência médica na USP são acompanhados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), dando uma credibilidade ainda maior ao curso.

 

Você sabia que priorizando e fazendo análises dos hospitais e provas que irá prestar, você economiza dinheiro e energia?

 

⇝ Campus Dentro e Fora da Capital

A USP é responsável por administrar a residência em alguns hospitais universitários, assim como outras instituições como a Unifesp.

Um deles é o Hospital das Clínicas de São Paulo, que se situa na região do bairro das Clínicas, no coração da capita. Fora esse, a instituição ainda possui mais um hospital em Ribeirão Preto, no interior do Estado, o que abre espaço para mais vagas na instituição, embora mesmo assim a procura por ambas as unidades ainda seja bastante alta.

 

⇝ Oferece Muitas Opções

Diferente de algumas instituições, a USP tem uma área bastante completa em relação as especialidades atendidas.

Os cursos são divididos por categorias como, por exemplo, as especialidades clínicas que atendem aos cursos de cardiologia e pneumologia, assim como as especialidades cirúrgicas.

Mesmo tendo bastante opções, algumas especialidades possuem apenas uma vaga, caso da cirurgia pediátrica.

Normalmente, as especialidades mais concorridas, recebem uma média de 30 candidatos por vaga.

O Ministério da Saúde ainda concede algumas bolsas, neste caso, a instituição abre determinada quantidade de vagas e o órgão concede a bolsa, aumentando o número de estudantes naquele curso.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

 

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL