[O Poder dos Simulados] 4 Motivos para Testar o seu Conhecimento para a Prova de Residência

[O Poder dos Simulados] 4 Motivos para Testar o seu Conhecimento para a Prova de Residência

Os processos seletivos para residência médica exigem preparo intelectual, físico e psicológico.

É durante a prova que os médicos precisam demonstrar todo o conhecimento adquirido durante os anos de graduação e, por isso, este momento tende a trazer muita pressão para todos os candidatos.

Participar de simulados para a prova de residência médica é importante, não só para testar os seus conhecimentos, como também para melhorar o seu desempenho.

Entenda quais são as principais vantagens de usar os simulados em sua estratégia de estudo, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre:

 

PORQUE É IMPORTANTE PARTICIPAR DE SIMULADOS PARA A PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA


Geralmente os simulados para a prova de residência médica são aplicados nas mesmas condições da prova que você irá enfrentar: é preciso chegar ao local onde será prestado o exame com antecedência, resolver as questões durante um tempo pré-estabelecido, sem possibilidade de consultas, pausas ou comunicação com qualquer outro estudante.

Esta dinâmica oferece diversas vantagens para quem está estudando para um exame de residência médica.

 

⇝ FAMILIARIDADE COM O FORMATO DA PROVA

Quanto mais simulados para a prova de residência médica o estudante fizer ao longo dos seus estudos, mais familiarizado e confortável com o formato da prova estará.

Os simulados permitem que você conheça previamente quais são os conteúdos mais exigidos e de que maneira o seu conhecimento é cobrado durante o exame de residência.

 

⇝ DIRECIONAMENTO DOS ESTUDOS

Os simulados para a prova de residência médica também têm o poder de mostrar quais são os pontos fortes e fracos de cada estudante, direcionando a sua atenção para os conteúdos de maior importância.

Ao apurar os resultados de um simulado, é possível entender, de maneira visual, quais foram as suas principais dificuldades e então reforçar os estudos nestas áreas.

 

⇝ GERENCIAMENTO E CONTROLE DO TEMPO

Como o simulado para a prova de residência médica é realizado nas mesmas condições da prova, normalmente com o mesmo tempo de duração, o estudante pode treinar para gerenciar melhor o tempo que tem para responder a cada questão, desenvolvendo um método próprio para controlar a execução das tarefas antes da realização da prova.

 

⇝ PREPARO FÍSICO E EMOCIONAL PARA O EXAME

Só o conhecimento acadêmico não é suficiente para passar em uma prova de residência médica.

Também é preciso estar física e emocionalmente preparado para a cobrança do exame.

Ao participar de simulados para a prova de residência médica de forma recorrente, o estudante aprende a controlar a ansiedade e o nervosismo durante a prova e também prepara o corpo para a dinâmica do exame.

 

Saiba, também, como aumentar a sua concentração nos estudos e eliminar os sabotadores que tiram o seu foco?

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL