Novidades e Informações Importantes Sobre o Revalida Brasil 2017

Novidades e Informações Importantes Sobre o Revalida Brasil 2017

Feito pelas universidades públicas e se você vai ter que fazê-lo saiba mais sobre o revalida Brasil 2017, qualquer pessoa que tenha se formado fora do Brasil e precise exercer a profissão no País deve revalidar o diploma, esse processo é conhecido como revalida.

Ingressar em uma faculdade de medicina pode ser complicado já que o curso é muito concorrido, por essa razão algumas pessoas decidem estudar fora do Brasil, já que em alguns países o ingresso nas faculdades é mais fácil.

Depois de formados os estudantes precisam do revalida para atuar como médico no Brasil.

O exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos que são expedidos por instituição Superior Estrangeira é obrigatório para os médicos que tenham o diploma no exterior.

O objetivo principal do revalida é unificar o processo de revalidação conforme as diretrizes curriculares nacionais do curso de medicina. Requerendo algumas habilidades e também competências das áreas da carreira.


 

> Novidades Sobre o Revalida Brasil

O revalida possui duas etapas, a primeira é constituída por uma prova objetiva que contem questões de múltipla escolha e a segunda etapa é uma prova discursiva, já nessa segunda etapa é feita uma avaliação das habilidades clinicas do candidato.

Foram homologadas as novas regras para os estudantes com diploma de graduação das instituições estrangeiras.

Essas novas regras foram definidas pelo Conselho Nacional de educação.

Os diplomas de graduação que foram expedidos nas universidades estrangeiras e deverão ser revalidados pelas universidades públicas em qualquer data.

Mas o estudante não vai poder solicitar a revalidação em mais de uma instituição ao mesmo tempo.

Se o estudante não tiver o diploma revalidado, a instituição precisa informar se ele teve um aproveitamento parcial do curso, podendo revalidar as disciplinas ou as atividades que forem suficientes.


 

> Fique Atento às Novas Regras do Revalida

Além disso, os cursos de mestrado e doutorado que foram feitos no exterior só poderão ser revalidados pelas instituições brasileiras que estiverem regularmente credenciadas e que tenham os cursos reconhecidos e avaliados no Sistema Nacional de Pós Graduação.

No processo de graduação o estudante fica proibido de solicitar reconhecimento igual e ao mesmo tempo para mais de uma universidade.

Se tiver o pedido de revalidação negado, o estudante pode ter direito a mais uma solicitação em outra universidade.

A nova revolução afirma ainda que os diplomas de graduação, mestrado e doutorado que já tiverem sido submetidos nesse processo de reconhecimento nos últimos dez anos, poderão ter uma tramitação mais simples.

Essa tramitação precisa se limitar a verificação da documentação que comprova a diplomação, seguida de uma analise mais complexa.


 

> Tudo Sobre o Revalida Brasil 2017

Você sabe que esse processo tem um índice baixo de aprovação e que de 100 pessoas, apenas 20 são aprovadas.

Muitas instituições no Brasil tem a autorização para aplicar o Revalida.

No ano de 2017 as inscrições para o processo vão acontecer no mês de setembro no site do Inep.

No momento das inscrições o profissional de medicina precisa indicar as instituições que tem interesse em revalidar seus diplomas.

Em seguida a taxa de inscrição deve ser paga.

Mas de qualquer forma os estudos devem ser iniciados o mais rápido possível, só assim você consegue obter êxito nas provas e revalidar seu diploma podendo exercer sua profissão legalmente.

Se você tem interesse nesse processo, fique de olho e acompanhe as novidades sobre o revalida Brasil 2017.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL