Revalida: Como Funciona a Prova de Revalidação do Diploma Médico

Revalida: Como Funciona a Prova de Revalidação do Diploma Médico

Saber o que é o revalida é essencial para quem está cursando uma faculdade no exterior, pois com certeza vai precisar fazer essa prova tão importante no Brasil.

O revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas e é uma prova desenvolvida pelos ministérios da Educação e também da Saúde para simplificar todo o processo de reconhecimento dos diplomas de medicina que são emitidos pelas instituições de ensino estrangeiras.

Para trabalhar como médico no Brasil, o estudante que se formou no exterior deve fazer o reconhecimento do seu diploma para que depois possa solicitar ao conselho regional de medicina a autorização para  atuar.

O revalida teve sua primeira edição no ano de 2010 como um simples projeto piloto, mas no ano seguinte o exame já se tornou oficial.

» Entenda o Que é o Revalida

O programa Mais Médico já prevê que os profissionais estrangeiros possam trabalhar no País sem ter a revalidação do diploma, na hipótese das vagas que foram oferecidas aos médicos brasileiros não forem preenchidas.

Mas essa medida é emergencial e também temporária valendo para regiões onde existe uma carência por profissionais e que são distantes dos grandes centros urbanos.

Essa vinda dos médicos de outros Países sem a revalidação vai evitar que eles possam disputar no mercado com os médicos brasileiros.

» Etapas do Revalida

O Revalida acontece em duas etapas. A primeira fase é constituída por uma prova escrita que contém as questões de múltipla escolha e as discursivas, de caráter eliminatório.

Quem consegue atingir a pontuação mínima necessária passa para a segunda fase, que já é um exame prático.

Para poder se inscrever na prova, os candidatos precisam ser portadores de diploma médico que foi expedido por instituição de ensino superior estrangeira e que seja reconhecida pelo Ministério da Educação do país de origem.

» O Reconhecimento de Diplomas

Antes do Revalida, os médicos graduados no exterior precisavam procurar uma universidade pública brasileira onde fosse possível fazer o reconhecimento do diploma.

A grande dificuldade era que todas as instituições tinham os seus critérios próprios que poderia colocar nas provas, uma análise de documentação ou a necessidade de o profissional cursar mais algumas disciplinas para conseguir ter a revalidação.

Mas esse ainda é o modelo usado para as outras áreas de formação: o candidato deve procurar uma universidade que forneça o curso igual ou semelhante para dar entrada ao processo.

A legislação educacional brasileira determina que qualquer diploma de ensino superior que foi emitido em uma instituição estrangeira, independente de ser e graduação ou pós-graduação, só vai ter validade se passar pelo processo de reconhecimento.

 

» Grande Objetivo do Revalida

O Revalida é um exame preparado por especialistas requisitados em avaliação da educação médica.

Como você sabe o objetivo do Revalida é prestar uma maior agilidade, segurança e mais eficácia nos processos de revalidação dos diplomas médicos no país.

Os participantes que foram aprovados no exame do revalida poderão solicitar às Instituições de Educação Superior públicas do Brasil que aplicaram o Exame a revalidação do seu diploma emitido no exterior.

Mas tudo isso com a condição de apresentar as documentações que forem pedidas na legislação brasileira, juntamente com o certificado de aprovação no CELPE-BRAS que significa o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

Como você pode concluir esse exame revalida é essencial para que o profissional possa atuar no Brasil, além disso, é uma segurança a mais significando que o profissional está totalmente capacitado a trabalhar.

Tudo isso porque para passar no revalida precisa estudar muito e se a pessoa conseguiu, é porque realmente tem capacidade de exercer a profissão.

Essas são as orientações para você que deseja saber o que é o revalida.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL