banner desktop banner mobile

[Vídeo 11] Marcio entrevista Dra. Flavia Maciel – Parte 2

[Vídeo 11] Marcio entrevista Dra. Flavia Maciel – Parte 2

Semana passada você acompanhou aqui na série Universo Médico primeira parte da entrevista com a Dra. Flavia Maciel. Ela nos contou tudo sobre a escolha da sua especialidade, os desafios que enfrentou durante a residência médica e como se tornou referência na área.

Nesta semana, continuamos com a segunda e última parte da entrevista. No qual ela conta quais decisões foram importantes até chegar nos dias de hoje e o que ela deseja para o futuro.

Ela comenta, também, como é sua rotina e como concilia trabalho com a vida pessoal.

Dúvida entre a escolha da sua especialidade médica?

Se você ainda tem dúvidas sobre a escolha da sua especialidade para residência médica, tenho certeza que a Dra. Flavia irá te ajudar a esclarecer muitas dúvidas, além do mais ela é uma inspiração e tanto!


Aperte o PLAY e confira tudo que ela nos contou sobre sua escolha da especialidade e os desafios da profissão

 

Vá direto para o que te interessa! Confira abaixo os temas abordados em cada minuto do vídeo:

 


» 00:01 até 00:37 – Apresentando a Dra. Flavia Maciel.

» 00:38 até 03:16 – Quais foram as decisões e pontos chaves mais importantes durante a carreira.

» 03:17 até 09:35 – Como é sua rotina e onde que chegar.

» 09:36 até 12:27: – Mensagem final


Ou, então, confira o conteúdo do vídeo, abaixo:

Dra Flavia Maciel abriu seu consultório para nós com a missão de nos ajudar a entregar sempre o melhor conteúdo para vocês médicos. 

É sempre muito bom termos alguém para nos espelharmos, e a Dra Flavia é um ótimo exemplo de perseverança, foco, disciplina e força de vontade. 

Na parte 1 desse vídeo, vimos sobre a trajetória da Dra Flavia, todo seu processo descobrindo sua escolha da especialidade médica, e como ela alcançou tanto sucesso na área que escolheu, a ginecologia e obstetrícia

Além disso, ela nos contou como sua vida pessoal foi uma luz para o direcionamento de sua carreira. 

Não viu esse vídeo ainda? Tudo bem, você pode assistir a parte 1 bem aqui.  

E hoje nós vamos falar sobre as decisões mais importantes que ela tomou para chegar até o grande sucesso que se tornou o Instituto Geração Mãe, fiquem ligados:


Pontos chaves durante a carreira

O norte de Flavia sempre foi a excelência, por isso sempre fez tudo da melhor forma possível, e esse foi direcionamento quando optou pela ginecologia e obstetrícia, motivada pelo seu amor pelo parto, por ajudar a trazer uma vida ao mundo. 

Outro ponto que ela sempre defendeu, é que a medicina deve ser feita em prol do outro, e não apenas na remuneração. 

Foi isso que a levou para a se interessar pela humanização, por todo cuidado e respeito com o paciente que o método necessita.

Ela acredita fielmente que o médico tem o poder de mudar a sociedade, principalmente com as informações que eles podem dar e com sua forma de exercer sua profissão de forma humana e respeitosa. 

Por fim, seu último pilar é acreditar, acreditar que existe um futuro melhor, que as coisas vão melhorar, acreditar que você pode ir além e alcançar seus sonhos e objetivos. 

Estar sempre otimista quanto onde seu trabalho pode te levar, e como você pode ajudar mais pessoas com ele. 

E nunca se esquecer da persistência, porque dificuldades sempre vão aparecer, mas você não pode recuar ou desistir.

Dessa forma, para a Dra. Flavia, é necessário se adaptar as mudanças e continuar fazendo o melhor possível, sempre em prol das outras pessoas. 

Para ela, esse é o segredo para o sucesso do trabalho como médico, sempre visar o beneficio das outras pessoas.



Rotina 

A rotina de obstetrícia não é nada fácil, Flavia até brinca: Bebê não tem hora para chegar”, isso resulta em muitas madrugadas em claro, correria. 

Isso impacta na vida pessoal do profissional, que além de já ser corrida, ainda está sujeita a muitos imprevistos, para isso ela diz que precisa de muita organização para conseguir ter tempo com a família. 

A importância do emocional na escolha da sua especialidade médica

Além disso, é uma especialidade que exige muito fisicamente, mas principalmente emocionalmente, porque o profissional precisa estar inteiro para cada nascimento,

Segundo a Dra, “Pode ser o seu milésimo parto, mas para aquela família, ele é único, é uma falta de respeito não estar emocionalmente inteiro ali em um momento tão importante para a família.” 

Um foco que ela mantém é realmente encarar aquele momento como uma celebração, da qual ela faz parte. 

Então a rotina é realmente puxada e até imprevisível para quem escolhe essa especialidade, mas ela da uma dica para não se afogar na rotina e conseguir ter uma vida fora do trabalho, a dica é:

Anote na agenda os momentos que não estará trabalhando, assim como você usa sua agenda para marcar compromissos, use ela para marcar o tempo livre, isso vai te ajudar a ter momentos de lazer e poder ficar com a família. 


Visão de futuro 

Algo muito importante sobre sua visão de futuro, é que a Flavia já traçou seu plano de carreira, ela já sabe onde quer estar daqui alguns anos. 

Com esse plano de carreira, ela já definiu que vai trabalhar em sala de parto até os 50 anos, e para isso, ela planeja formar equipes com profissionais que possam dar continuidade ao trabalho dela. 

Depois disso, ela pretende se dedicar a palestras e conteúdos sobre sua área, e ver seu Instituto Geração Mãe recheado de obstetras levando essa mensagem tão bonita que é o nascimento. 


Prêmio final

Mesmo com uma rotina tão agitada, aquela paixão do início, aquela mesma que a motivou a escolher sua especialidade, essa paixão continua a mesma.

 A alegria continua a mesma, e essa alegria e paixão são tão abundantes, que é refletida não só no seu trabalho, como também na forma de passar o conhecimento para os demais.

Dessa forma, criando um caminho das pedras, por assim dizer, para quem, assim como ela, tem tanta paixão pela área. 

O que é mais interessante na história da Flavia é que ela passou por muitas mudanças e dificuldades desde sua especialidade, mas isso não foi motivo para desistir.

Sendo, assim, um ótimo exemplo de perseverança e uma prova de que a dedicação é a base para o sucesso. 


Se gostou deste artigo, fique ligado no próximo vídeo da série: [Vídeo 12] O método campeão de aprovação na residência médica!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL