[Vídeo 13] Conheça a primeira etapa do Programa Medcoach!

[Vídeo 13] Conheça a primeira etapa do Programa Medcoach!

Já te apresentamos aqui na série Universo Médico o nosso método campeão de aprovacão na residência médica, o programa Medcoach 360!

E nessa semana vamos nos aprofundar ainda mais no programa, começando pelo módulo Performance de Objetivos e Carreira, a primeira e muito importante etapa do método.

Iremos te contar como funciona toda essa parte, com dicas e técnicas que irão te ajudar muito para conseguir a tão sonhada aprovação na residência médica!

Aperte o play e conheça o método que mais aprova na residência médica!

Vá direto para o que te interessa! Confira abaixo os temas abordados em cada minuto do vídeo:

» 00:01 até 00:50 – Introdução ao método Medcoach 360

» 00:51 até 02:56- Apresentando o primeiro módulo do programa

» 02:57  até 03:45 – A busca pelos valores pessoais

» 03:46 até 05:17 – Conhecendo seus pontos fortes e fracos

» 05:18 até 07:25 – Definindo as metas e os objetivos a longo prazo

» 07:26 até 08:42 – A importância do Roadmap

» 08:43 até 09:55 – Começando a sua preparação para a residência com o pé direito


Vídeo completo :

Sejam muito bem vindos, médicos e médicas, já formados ou em formação, a mais um vídeo da série UNIVERSO MÉDICO: a série que te conta tudo sobre a preparação para a residência médica!

No tema de hoje vamos aprofundar ainda mais o programa responsável por fornecer atualmente ao mercado brasileiro o Método reconhecido como CAMPEÃO de aprovação para residência médica, com 87% de taxa aprovação comprovada e milhares de médicos alcançados.

No total, quem faz o Programa MEDCOACH 360 participa de 36 sessões individuais com um especialista em preparação para provas de residência médica, recebendo ainda um extenso material de apoio e vídeo-aulas, distribuídas em 12 meses de programa! O acompanhamento é integral e totalmente individualizado com o aluno, e o conteúdo é dividido em 4 módulos. Hoje, vamos aprofundar o primeiro módulo, denominado POC – Planejamento de Objetivos e Carreira.

É o módulo divisor de águas, responsável por fazer com que o planejamento da preparação do candidato aconteça da forma correta desde o início. Sem enfrentar este módulo, você deixará de lado questões fundamentais que voltarão para te trazer ansiedade e insegurança no futuro próximo, o que, por consequência, resultará em perda de foco durante os meses de estudo.

Primeiro de tudo, é importante lembrar que neste módulo o aluno e o treinador terão o seu primeiro contato. Oportunidade valiosíssima para o treinador conhecer até que ponto aquele candidato está maduro em termos de suas escolhas, isto é, o quanto ele está preparado para estudar em alta performance. Neste sentido, nesta etapa é feito um diagnóstico junto ao aluno, que busca conhecer:

– seus hábitos diários;

– suas características emocionais;

– suas expectativas;

– suas crenças limitadoras (que respondem a pergunta: Porque você não consegue?);

– qual a percepção do aluno sobre a sua realidade em termos do objetivo da aprovação;

– e quais os pontos fortes e fracos do aluno na jornada que está trilhando.

No final desta fase, o diagnóstico inicial é apresentado em detalhes ao aluno, para que este comece a criar consciência, e três pontos são deixados bem claros:

  1. O que motiva o aluno e quais são os seus principais valores;
  2. Quais os pontos fortes e os pontos de melhoria do aluno;
  3. Quais são as metas do aluno.

Como você pode perceber, trata-se de um módulo muito destinado ao AUTOCONHECIMENTO. E, não por coincidência, ele vem logo no começo do programa. É proposital, e por isso dizemos que é um divisor de águas MESMO, já que você só será capaz de se comprometer a um planejamento de longo prazo se souber com clareza quem você é e aonde quer chegar. Do contrário, nem começa que você vai desistir no meio e vai gastar tempo e dinheiro a toa!

Por isso, o processo de aprendizado do módulo I tem início na busca pelos seus VALORES.

Os nossos valores são o conjunto de características e crenças que possuímos, que fomos incorporando ao longo da nossa vida, por meio dos ambientes e grupos que frequentamos. São eles que norteiam as nossas decisões e, quando os conhecemos, passamos a compreender de forma muita mais clara as raízes que motivam o nosso comportamento. Esta busca dos valores do aluno é feita com auxílio constante do treinador, em processos de pensamento e reflexão colaborativas. O bom e velho brainstorm mesmo. É o começo da sua caminhada para ter clareza sobre QUEM É VOCÊ e O QUE VOCÊ QUER DA SUA VIDA. Sem isso, sua cabeça não vai conseguir FOCAR.

Após esta etapa de definição dos valores do aluno, passa-se então para o segundo item: conhecer os pontos fortes e, especialmente, buscar os sabotadores mentais que nos impedem de chegar aos nossos objetivos.

E o que vem a ser estes pontos fortes e fracos e porque eles importam?

Todos nós possuímos pontos fortes e pontos fracos e precisamos criar consciência sobre eles se quisermos tem alta performance em qualquer coisa na vida. Os Pontos Fortes são caracterizados pelas habilidade e talentos que as pessoas possuem em desempenhar alguma atividade. Já os Pontos Fracos são identificados através das limitações e fragilidades individuais.

Em nossa cultura é muito comum cada um camuflar seus pontos fracos, no entanto, identificá-los possibilita uma ação de melhoria. Aqui no MedCoach 360, o conjunto de todas as ações de melhoria do aluno para enfrentar seus pontos fracos é chamado pelo nosso método de “Pontos de Atenção”. Os Pontos de Atenção são constantemente trabalhos pelo treinador, o que dá um norte objetivo e contínuo para o aluno conseguir evoluir rapidamente.

Para identificar os seus Pontos Fortes e Pontos Fracos é necessária reflexão sobre seus comportamentos no dia a dia, tarefa que não é fácil de se fazer sozinho, já que exige uma perspectiva muitas vezes distinta da primeira pessoa. E por isso um treinador ajuda muito neste processo de autoconhecimento durante o seu diagnóstico.

A terceira parte fundamental do módulo inicial do MEDCOACH 360 é a definição de metas, que dividimos em objetivos de curto, médio e de longo prazo.

Os objetivos de curto prazo são normalmente de 1 ano. Já os objetivos de Médio Prazo são intermediários, que você buscará alcançar no prazo de 1 a 5 anos. E os objetivos de Longo Prazo são os maiores da sua vida, definidos em um prazo a partir de 5 anos, com base em perguntas como:

– como você gostaria de ser reconhecido profissionalmente;

– como deseja ser lembrado pelas pessoas e pacientes;

– como deseja que sua vida seja nos próximos 5, 10 ou 20 anos.

São perguntas que te permitirão definir sua missão de vida, missão esta que estará com certeza diretamente ligada aos seus valores.

Definir um objetivo de longo prazo é essencial para que você tenha motivação, disciplina e engajamento para conseguir superar os desafios de estudar para entrar na residência médica.

O objetivo de longo prazo é normalmente conectado ao final desta importante fase da vida médica, isto é, ser um médico especializado, atuante no mercado, com rotina de trabalho amoldada às expectativas de cada aluno. A preparação para residência é, portanto, dentro desta visão de longo prazo, um objetivo de curto prazo, que te proporcionará ser um residente. Esta visão é importante para consolidar a preparação para a residência como mais uma etapa necessária para o seu objetivo final. E você vai vencê-la!

Todo este processo deve ser encarado como uma etapa de desenvolvimento pessoal e profissional, que trará conhecimentos para toda a carreira e para toda a vida. Isso motiva o aluno, ao invés de gerar a ansiedade ocasionada pelo pensamento imediatista.

Quando não sabemos de forma clara aonde queremos chegar e não temos definidos os nossos objetivos de longo prazo, gastamos nossas energias com atividades secundárias e deixamos as mais importantes para segundo plano, muitas vezes de forma inconsciente.

Por isso, aqui no nosso método, as etapas que você precisa fazer para ser aprovado na residência médica são tão claras que elas que viram um MAPA! Sim, um MAPA, como aqueles que vemos nos filmes de busca ao tesouro! E o tesouro qual é? A sua aprovação, claro!

Nosso método chama este mata de “Road Map” ou “Rota de Ação”. É uma ferramenta visual, que nos auxilia a delimitar o caminho até o nosso destino. Ele é composto por uma linha do Tempo, onde podemos visualizar graficamente todos os passos que serão necessários, desde o ponto em que estamos até o ponto em que alcançamos o objetivo desejado.

O Road Map facilita o desenvolvimento da consciência de que o tempo que vamos passar nos preparando para a residência é muito pequeno comparado a todo o tempo que teremos depois, durante a residência em si e durante a carreira médica como um todo. Assim, fica muito mais fácil aceitar que as perdas deste momento justificarão os ganhos do futuro.

A cada leitura do seu Road Map sua mente ficará mais focada, criando um novo Mind Set, ou Estado Mental, permitindo que nossas energias sejam gastas no momento presente que estamos vivendo, que chamamos de “Fase de Preparação” ou “Fase de Estudos”.

É assim que você vai começar a sua preparação para a residência médica com o pé direito:

  1. Quais são os seus valores pessoais?
  2. Quais são seus Pontos Fortes e Pontos Fracos?
  3. Quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo?

Defina estes pontos para ter clareza. Isso te trará paz de espírito e motivação durante os difíceis desafios que virão nos meses da sua preparação. O ato de “Ser em alta performance” exigirá de você invariavelmente esta clareza de propósito. Pode confiar!

E lembre-se, nós estamos aqui para ajudá-los neste processo. Vide o módulo I do nosso programa, que foi feito desta forma exatamente para te deixar pronto, 100% focado para os módulos seguintes, que são mais voltados para a performance de estudos em si. Falaremos sobre eles nos próximos vídeos e se quiser mais dicas, é só nos chamar para conversar! Nossa equipe está a disposição!

Abraços e até a próxima!


Esperamos que tenham gostado do conteúdo desse vídeo. E continuem ligados que vem muito mais conteúdo por ai!!

Confira os 12 primeiros vídeos da série, você pode assisti-los aqui:

[Vídeo 1] A cruel realidade da residência médica no Brasil

[Vídeo 2] Quais as vantagens de se fazer residência médica no Brasil?

[Vídeo 3] A remuneração dos médicos no Brasil

[Vídeo 4] A economia burra da Residência Médica

[Vídeo 5] As três principais dificuldades para passar na residência médica

[Vídeo 6] Como é o processo seletivo de residência médica?

[Vídeo 7] A premissa básica para ter foco nos estudos para a residência médica

[Vídeo 8] 6 dicas para a definição da sua especialidade médica

[Vídeo 10] Marcio entrevista Dra. Flavia Maciel – Parte 1

[Vídeo 11] Marcio entrevista Dra. Flavia Maciel – Parte 2

[Vídeo 12] O método campeão de aprovação na residência médica!

 

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL