banner desktop banner mobile

[Vídeo 19] As principais tendências da medicina do futuro!

[Vídeo 19] As principais tendências da medicina do futuro!

Tudo que você precisa saber sobre a medicina do futuro

Não ache que os estudos acabam após a graduação, você como médico precisa estar sempre se atualizando, afinal, a medicina está em constante mudança e se você não acompanhar, vai ficar para trás.

Aqui na série Universo Médico trazemos assuntos que são super relevantes para você. E hoje, viemos falar sobre as 06 principais tendências da medicina, um assunto super importante para você que deseja ser um ótimo profissional no futuro e se destacar dos demais.

Isto até pode influenciar na escolha da sua especialidade, você vai ver que algumas especialidades terão maior destaque no futuro, a tecnologia pode influenciar mais umas do que as outras, mas em geral, a tecnologia é um grande passo na medicina!

Aperte o PLAY e confira tudo sobre o que te espera na carreira médica!



Vá direto para o que te interessa! Confira abaixo os temas abordados em cada minuto do vídeo:

 


» 00:01 até 01:05 – A medicina está em constante mudança. 

» 01:06 até 02:02 – Os avanços da medicina do futuro. 

» 02:03 até 02:27 – Mas do que se trata a medicina do futuro? 

» 02:28 até 03:28 – Como funciona a telemedicina.

» 03:29 até 04:13 – Monitorando os pacientes em tempo real.

» 04:14 até 05:12 – A ferramenta do prontuário eletrônico.

» 05:13 até 06:43 – Robôs na medicina? 

» 06:44 até 07:37 – A tecnologia 3D dentro da medicina.

» 07:38 até 08:45 – O que você precisa saber para ser um bom profissional de medicina.

» 08:46 até 12:02 – As especialidades com maior potencial no futuro


Ou confira o conteúdo do vídeo, abaixo:

A medicina é uma área muito ampla de conhecimento e por ser tão dinâmica, que conta com inovações constantes, então resolvemos falar um pouco sobre as tendências da medicina no Brasil.

Como será que está o mercado da medicina?

O que vem por aí?

Vamos esclarecer isso e outros pontos.


Dinamismo na área

O que significa esse dinamismo?

Ele quer dizer que, literalmente todos os anos são descobertas novas áreas de atuação, graças a novos conhecimentos, não só no sentido de doenças novas que a humanidade descobre, mas também no sentido de novas tecnologias e possibilidades de tratamento para problemas que já são conhecidos há muito tempo.

É uma área em constante atualização e por isso a dinamicidade é altíssima neste meio.

Para você ter uma ideia de como muda rápido, lembre que há apenas algumas décadas os cuidados com a saúde se resumiam a consulta médica, e ponto!

Tínhamos avaliações clínicas e laboratoriais pouco precisas e intervenções nem sempre satisfatórias.

Hoje, a medicina do futuro permite diagnósticos cada vez mais precisos e tratamentos personalizados.

E a bola da vez é a prevenção.

Trabalhar para que o ser humano nem chegue a precisar: esta é uma tendência consagrada da medicina no século XXI.

Já temos alguns aplicativos que monitoram sinais vitais e emitem diagnósticos simples. Profissionais da saúde possuem amplo acesso a dados sobre o estado físico dos pacientes, que já conseguem saber quais doenças terão ao longo da vida, podendo tratá-las de acordo com as especificidades dos seus genes, tudo isso de forma bem rápida e segura.

Se o termo “medicina do futuro” é distante para você, já anote aí este conceito: trata-se de uma evolução do conhecimento médico juntamente com o desenvolvimento e domínio de tecnologias de ponta, que, como aliadas, fornecem soluções muito mais completas para a humanidade.

Por isso, separamos para vocês CINCO exemplos que estão bombando em termos de tecnologia na área médica, para você começar a enxergar o mercado de hoje com outros olhos.

Dá só uma olhada:


1) Telemedicina

Este recurso já é utilizado em todo mundo, de forma segura e legalizada, sempre de acordo com as normas médicas internacionais.

O seu ponto forte atualmente é a emissão de laudos á distância.

Por meio de uma plataforma online, o exame pode ser realizado em clínicas, consultórios ou hospitais de qualquer cidade e laudável por renomados especialistas, com auxílio da internet.

Os exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional.

Ela também pode ser aplicada em tele-consultas feitas entre médicos, por exemplo quando um clínico geral busca assistência de um especialista, como uma segunda opinião no diagnóstico, um medicamento mais indicado ou até mesmo orientações ao vivo sobre a realização de um procedimento.

A consulta online, com médicos e pacientes, já é realizada em diversos países, mas no Brasil é uma prática que ainda está sendo viabilizada.


2) Monitoramento remoto e em tempo real

Este recurso pode salvar vidas de pacientes portadores de doenças crônicas, que necessitam de monitoramento contínuo para prevenir complicações clínicas.

Com o auxilio da tecnologia e dispositivos integrados, é possível medir a pressão arterial, nível de oxigenação, batimentos cardíacos e diversos outros indicadores que são mandados via aplicativo para os profissionais de saúde.

É um contato direto com o seu médico, sem que você nem precise acioná-lo.

Tudo monitorado via tecnologias e displays inteligentes que avisam com antecedência quando certo parâmetro está começando a tornar-se alarmante para o paciente.

Genial, não é?


3) Prontuário eletrônico

Esta é uma ferramenta responsável por conciliar todas as informações sobre o estado clínico do paciente, facilitando o atendimento.

Com ele, é possível armazenar informações sobre a história clínica, medicamentos utilizados e procedimentos realizados.

Hoje, são diversas as start-ups a nível de mundo e também de Brasil, que fornecem a médicos, clínicas e hospitais softwares inteligentes que automatizam boa parte do seu trabalho administrativo/operacional.

São ferramentas que unificam informações como consultas realizadas, agenda de pacientes, custos dos procedimentos ambulatoriais, exames realizados, evolução dos parâmetros do paciente, dentre outros.

Os softwares chegam até mesmo a avisar o médico quando determinado paciente precisa fazer algum procedimento, como exames de rotina.

Tudo para facilitar a gestão das informações por parte dos profissionais da medicina.


4) Robótica em cirurgias

Já existem alguns robôs avançados que são capazes de realizar uma cirurgia com bastante precisão.

Em um estudo realizado em 2011, oito pacientes se submeteram a uma angioplastia feita por robôs, e o estudo comprovou que não houve nenhuma intercorrência e a performance desse procedimento foi igual ou melhor aos procedimentos realizados tradicionalmente pelos profissionais de saúde.

São diversas as áreas da medicina que hoje usam de tecnologia para aumentar a precisão de cirurgias. De um modo geral, os ganhos são:     

  • Melhor ergonomia para o cirurgião: movimentos que poderiam ser complexos para um ser humano são executados de maneira simples, como supressão de tremores e movimentos impossíveis para mãos humanas, como rotações de 360º.
  • Melhor qualidade de imagem, com utilização de microcâmeras e visão ampliada em 3D.
  • Maior acesso a cirurgias: movimentos minuciosos executados por robôs ampliam a possibilidade de realização de procedimentos complexos à mão livre, com precisão mais que milimétrica.

Essas são algumas vantagens dos robôs-cirurgiões, cada vez mais utilizados no Brasil e no mundo, especialmente em procedimentos minimamente invasivos, isto é, aqueles nos quais, ao invés de grandes cortes, as cirurgias são feitas por meio de pequenas incisões, com uso de câmeras, bisturis e outros equipamentos, como a laparoscopia.


5) Biônica e impressões em 3D

Outro avanço da tecnologia são as impressoras 3D, que conseguem fabricar equipamentos médicos, próteses, ou até mesmo medicamentos.

Elas também irão desempenhar um papel vital na medicina regenerativa, para criar tecidos como vasos sanguíneos, ossos, válvulas cardíacas da orelha, pele sintética e até mesmo órgãos.

Outra área que está sendo revolucionada pelas impressões 3D são os treinamentos hands-on.

Isto é, você não precisa mais encontrar um cadáver para treinar certos procedimentos, já que hoje as estruturas 3D possibilitam prática quase que perfeita dos modelos humanos.

Estes foram cinco exemplos que mostram a você o que já está acontecendo e para onde caminharemos na medicina ao longo os próximos anos.



Visão do médico 

Já vimos as tendências da medicina em relação as mudanças e inovações tecnológicas na área médica, mas e o profissional? 

Vamos abordar agora as tendências em relação ao tipo de profissional na área. 

O que é um bom profissional de medicina hoje?

O que pode ser dito como tendência na expectativa dos seus pacientes?

Saber disso, será fundamental para que você esteja em sintonia e seja considerado um bom profissional no mercado.

NÃO SE ESQUEÇA: a medicina do futuro será preventiva e terapêutica.

Esta é a tendência! Os cuidados não serão mais focados na enfermidade e sim em descobrir as doenças antes que elas aconteçam, focando sempre na qualidade de vida do paciente.

A visão de que pessoas doentes procuram médicos está totalmente ultrapassada hoje em dia. Pessoas saudáveis procuram médicos. Esta é a medicina do futuro.

As mudanças trazidas pela medicina do futuro estão reinventando a profissão do médico, encorajando os pacientes e aproximando a relação entre eles, de modo a revolucionar a forma como as pessoas entendem o cuidado com a sua saúde.

E, para finalizar o tema de hoje, vamos te mostrar algumas especialidades da área médica que possuem um maior potencial de crescimento com esta expansão que estamos vendo do uso da tecnologia na Medicina.

O médico Bertalan Mésko, reconhecido mundialmente por trabalhar com Medicina Futurista, listou 11 especialidades que são tendências nesta nova era, e nós separamos para você as 06 primeiras.


1) Generalista

Com os dispositivos e toda tecnologia que já vimos, isso pode permitir que os médicos dediquem mais tempo ao paciente.

O médico será capaz de receber dados vitais do paciente, avisando quando algo não estiver correto.

Por isso, o médico generalista terá cada vez mais disponibilidade para cuidar e aconselhar o paciente.


2) Obstetrícia e Ginecologia

Com o uso de sensores essa especialidade pode avançar muito.

Eles vão monitorar os sinais vitais da mãe e do bebê, garantindo que os cuidados necessários sejam providenciados rapidamente em casos de emergência.


3) Radiologia

Novos computadores cognitivos poderão escanear milhares de imagens radiológicas em segundos.

Mas isso não irá substituir o trabalho humano, e sim fazer com que os radiologistas supervisionem os algoritmos e ganhem tempo para investir em pesquisa e inovação.


4) Oftalmologia

Com o surgimento de novos implantes retinianos e lentes de contado digitais, não há dúvidas de que o oftalmo terá grande potencial neste futuro da medicina.


5) Medicina Esportiva e Reabilitação

Essa área já foi bastante afetada pela tecnologia.

Primeiro, com os aplicativos que focavam em pessoas que se exercitam.

Depois, com os aplicativos desenvolvidos especialmente para medir a performance de atletas.

Com todos esses recursos, a Medicina Esportiva passa a ter cada vez mais dados concretos para medir como os pacientes estão evoluindo, sendo outra tendência para você se ligar.


6) Oncologia

Segundo Mésko, a Oncologia ditará os caminhos da medicina personalizada. Os tumores poderão ser diagnosticados precocemente e sem a necessidade de um procedimento cirúrgico.

E, no Brasil, temos um caso que vale menção.

O Hospital do Amor de Barretos é hoje um dos principais polos tecnológicos da área a nível de América Latina.


O resumo da ópera de hoje então é este: com o avanço da tecnologia, muitos trabalhos serão extintos, mas MUITO MAIS oportunidades serão criadas.

E o papel do médico e estudante de medicina será, mais do que nunca, estar sempre atento e se atualizando, para se preparar neste futuro, que, bem verdade, nós já podemos chamar de PRESENTE!


Esperamos que tenham gostado do conteúdo desse vídeo. E continuem ligados que vem muito mais conteúdo por ai!!

Se gostou deste artigo, fique ligado no próximo vídeo da série: [Vídeo 20] 9 medidas práticas para aumentar seu rendimento nos estudos!

passar na residência médica

 

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL