[Vídeo 7] A premissa básica para ter foco nos estudos para a residência médica

[Vídeo 7] A premissa básica para ter foco nos estudos para a residência médica

Nas últimas semanas fizemos um levantamento de assuntos relevantes para vocês médicos que estão se preparando para a residência médica. Se você ainda não os assistiu, pode conferi-los nos links ao fim deste artigo.

Nesta semana, entraremos em um assunto que pode ser considerado um problema que é a escolha da especialidade. Se você médico está com dificuldades para decidir a sua especialidade ou ainda não está seguro sobre a sua decisão,o Medcoach tem dicas e métodos para que você faça análises e compreenda cada detalhe para a tomada de uma decisão mais assertiva.

Neste vídeo você descobrirá a premissa básica e um exercício que te levará ao primeiro passo para ter total conhecimento da residência que irá prestar.

Aperte o PLAY e confira ao vídeo completo e faça esse exercício!

Vá direto para o que te interessa! Confira abaixo os temas abordados em cada minuto do vídeo:

» 00:01 até 01:21 – Saiba o que rolou nos vídeos da série nas últimas semanas.

» 01:22 até 03:13 – Saiba qual é a premissa básica para ficar preparado para a RM!

» 03:14 até 03:37 – Conheça a Lei da Tripla Convergência.

» 03:38 até 04:01 – Critério da Paixão!

» 04:02 até 05:22 – Critério do Talento!

» 05:23 até 05:38 – Critério da Remuneração!

» 05:39 até 07:04 – Descubra o seu ponto de convergência!

» 07:05 até 08:15 – O Medcoach tem a solução para te guiar na tomada de decisão e preparação para entrar na residência!


Vídeo completo:

Nas últimas semanas temos discutido com vocês em vídeos assuntos imperdíveis para sua preparação para a residência médica. Olha só os temas que já vimos juntos:

1. A cruel realidade da residência médica no Brasil. Vídeo no qual trouxemos um panorama geral dos números da medicina em nosso país.

2. A residência médica vale a pena no Brasil? Quais as vantagens de se fazer residência médica. E as alternativas? Falamos disto no segundo vídeo.

3. A remuneração dos médicos no Brasil. Aqui trouxemos alguns exemplos de como está a remuneração do mercado médico brasileiro.

4. Quanto custa a residência médica? Neste vídeo vimos assuntos como preço de cursinhos preparatórios, custo com transporte e inscrição e quantas provas fazer por temporada.

5. As três principais dificuldades para passar na residência médica. São as três campeãs, e nós apresentamos cada uma em detalhes para você.

6. Como é a prova de residência médica? Falamos deste tema no nosso sexto vídeo.

Todo este conteúdo está a sua disposição na série Universo Médico. E a cada semana teremos conteúdo novo! Aproveite! É informação gratuita e de alta qualidade trabalhando a favor da sua preparação!

Dando sequência então aos principais temas que queremos passar para vocês, nesta semana vamos com mais um campeão de audiência: QUAL A PREMISSA BÁSICA PARA TER FOCO NOS ESTUDOS PARA RESIDÊNCIA MÉDICA!

Este tema é tão relevante que ele se relaciona com a dificuldade número 1 apontada pelos médicos na hora de se preparar para a residência médica, que é o excesso de conteúdo para estudar!

É por isso que quando a gente falou sobre as três dificuldades campeãs dos médicos na preparação para a residência, nós falamos bastante sobre este problema, lembra? Afinal ele é o primeiro dos três.

Naquele vídeo, contamos para você que, para resolver esta dificuldade, a premissa básica é você conhecer a fundo o programa de residência que quer prestar. Sem saber isso, você vai estar fadado a ser ineficiente, pois cada programa tem um processo seletivo único e saber qual conteúdo priorizar dependerá sempre do estilo de prova do seu hospital escolhido. Pois bem, como você vai conhecer a fundo o processo seletivo, se você nem sabe qual é a sua especialidade e qual o hospital ideal para você?

Difícil, né? Esta é a premissa básica! Então, antes de sair montando seu planejamento de estudos, sua organização de conteúdos e aonde gastará mais energia, defina com convicção sua especialidade médica e qual é o principal hospital que deseja passar.

Afinal, é a sua vida e carreira que estão em jogo. Serão anos de residência e décadas de profissão. E você não quer fazer uma escolha errada, certo?

Só para ter uma ideia, hoje, no Brasil, segundo dados da Demografia Médica no Brasil de 2018, existem 55 especialidades médicas e 59 áreas de atuação reconhecidas pela Comissão Mista de Especialidades (CME).

Não são mesmo escolhas fáceis e elas dependerão de muito auto-conhecimento. Para começar este processo decisório, trouxemos para você hoje a lei da tripla convergência, que reúne três parâmetros que devem ser seguidos para sermos profissionais bem resolvidos em nossas vidas. São eles: 1. paixão, 2. talento e 3. recompensa.

A paixão é o sentimento, isto é, aquilo que te comove, inspira e motiva. Tem a ver com seu gosto, com sua preferência. É um critério que depende muito de você se observar, especialmente durante a faculdade: qual a aula que mais te interessa? Quais temas da medicina mais te dão vontade de estudar e aprender? São perguntas que te ajudarão a definir sua paixão na medicina.

O segundo critério é o talento, sendo definido como uma habilidade que pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada. O equilíbrio entre paixão e talento é fundamental para seu sucesso como profissional, isto é, encontrar uma área que você goste muito e que tenha competência em termos técnicos. Isso normalmente é uma consequência natural, pois você tenderá a estudar e a se dedicar mais exatamente nas áreas que mais gosta. Mas é importante ter auto-crítica nesta análise. Um exemplo comum são profissionais que apresentam alguma restrição, por exemplo dificuldade de visão ou de executar certas atividades motoras coordenadas. Um cego pode ser médico? Claro! Existem diversas especialidades médicas que possibilitam a atuação de um cego com extrema competência. E muitos são os casos reais de médicos extremamente competentes que são cegos. Agora, será muito difícil um médico cego atuar com neuro-cirurgia, por exemplo, por motivos óbvios. Tenha auto-crítica e esteja sempre buscando auto-conhecimento. Dentro de uma área tão ampla como a medicina, será improvável que você goste e tenha talento apenas para uma área. E por isso a importância de descobrir seus gostos e talentos sem barreiras pré-concebidas.

Por fim, o terceiro critério é a remuneração, ou seja, a recompensa financeira que você receberá, que deve ser condizente com suas expectativas e planos futuros, para que não ocorram frustrações.

A lei da tripla convergência na escolha profissional afirma que você deve fazer análises criteriosas sobre cada um destes parâmetros do seu perfil, encontrando um ponto de conversão entre estes eles. Ao encontrar o ponto de convergência, você aumenta consideravelmente as suas chances de acertar na escolha da sua especialização. Veja como você pode fazer um exercício simples para aplicar esta lei na sua escolha.

Primeiro, desenhe três grandes círculos e nomeie cada um deles com um dos parâmetros: recompensa, paixão e talento.

No círculo da recompensa, você colocará todas as especialidades médicas que atendem ao seu critério financeiro. No círculo da paixão, você colocará todas as especialidades médicas que atendem ao critério do seu gosto. E no círculo do talento, você colocará todas as especialidades médicas que atendem ao critério das suas habilidades. Ao final do exercício, as especialidades médicas que estiverem ao mesmo tempo nos três círculos formarão o seu ponto de convergência. Elas representam as áreas mais indicadas para a sua escolha profissional!

Legal, não é? A lei da tripla convergência foi criada por especialistas em escolha profissional para ajudar você a tomar uma decisão motivada pelas razões corretas para o seu perfil. Diminuindo consideravelmente as chances de arrependimento na sua escolha.

E lembre-se: é totalmente normal você ter dúvida neste momento da sua vida. A medicina é uma área extremamente ampla. Por isso, caso sinta que precisa de ajuda para conduzir o processo de escolha, conte com a equipe MEDCOACH. Nós já ajudamos milhares de médicos a definir seu caminho, tanto na parte da escolha da especialidade e do programa ideal, quanto na parte da execução da preparação, montando plano de estudos, calendário de provas, ensinando técnicas de estudo e de revisão, ajudando a manter o lado motivacional forte, sempre lado a lado dos nossos alunos o ano inteiro, rumo a aprovação!

Nossos anos de experiência e os mais de dez mil médicos que passaram pela nossa equipe nos fizeram criar o programa MEDCOACH 360, que reúne TUDO que você precisa para ter a preparação mais eficiente e focada na hora de passar na residência!

Então se quiser saber mais sobre como podemos ajudá-lo, é só nos chamar para conversar!

Tomara que o vídeo de hoje tenha sido útil para você. E conte sempre com a gente! Até a próxima!

Esperamos que tenham gostado do conteúdo desse vídeo. E continuem ligados que vem muito mais conteúdo por ai!!


Confira os 6 primeiros vídeos da série, você pode assisti-los aqui:

[Vídeo 2] Quais as vantagens de se fazer residência médica no Brasil?

[Vídeo 1] A cruel realidade da residência médica no Brasil

[Vídeo 3] A remuneração dos médicos no Brasil

[Vídeo 4] A economia burra da Residência Médica

[Vídeo 5] As três principais dificuldades para passar na residência médica

[Vídeo 6] Como é o processo seletivo de residência médica?

Você também já pode conferir ao vídeo 8: [Vídeo 8] 6 dicas para a definição da sua especialidade médica

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL